SERVIÇOS ONLINE

Alunos do UNIPTAN são aprovados no Exame de Suficiência Contábil o CFC

O Exame de Suficiência Contábil é um teste que tem o objetivo de comprovar o conhecimento médio do Bacharel que vai atuar no mercado de trabalho.

19/12/2017

O exame de suficiência do CFC é um teste que tem o objetivo de comprovar o conhecimento médio (mínimo necessário) para que o Bacharel em Ciências Contábeis possa exercer as suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho.

O mesmo foi criado em 1999 e o primeiro período de avaliações durou até o ano de 2004, ano que o exame foi suspenso. Em 2010 o projeto de lei do exame de suficiência contábil (lei 12.249/2010) foi aprovado, retomando as avaliações em 2011.

O exame possui duas edições ao ano que geralmente ocorrem em abril e setembro e a Fundação Brasileira de Contabilidade é a instituição responsável por sua aplicação. O teste possui apenas uma fase com 50 questões objetivas com quatro opções de resposta cada (a, b, c, d). É aprovado quem acertar 25 ou mais questões.

As matérias cobradas no Exame são: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Língua Portuguesa Aplicada.

A aluna Rafaela Costa Moreira, aprovada no exame deste ano afirma que a atenção dos professores do UNIPTAN foi determinante para o sucesso na aprovação.- " Desde o primeiro período do curso os professores sempre se preocuparam em nos preparar para o exame e assim ficamos habituados com essa prática. O  CFC com certeza passa uma credibilidade maior para os ingressantes no mercado de trabalho e isso é muito importante, além de selecionar melhor os profissionais que irão atuar na área".

Vale ressaltar que o bacharel em Ciências Contábeis que não for aprovado no Exame de Suficiência não poderá se registrar no Conselho Regional de Contabilidade e, consequentemente, não poderá assinar qualquer documento como contador, mesmo que passe em um concurso público, não poderá tomar posse, pois, atualmente, quase todos os editais de concurso público solicitam que o candidato esteja regularmente registrado em seu Conselho Profissional.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis do UNIPTAN, Carla Agostini, o profissional da área contábil vem se destacando - "É interessante ressaltar que o profiossional contábil  diante do cenário econômico vivido pelo país, está se destacando cada vez mais no mercado pelo fato de ele ser o profissional retentor da maioria das informações que auxiliam na tomada de decisões das empresas".

 O Exame de Suficiência do CFC, é  mais um salto em direção à qualificação da área da Contabilidade uma vez que o registro comprova que o contador está realmente apto ao exercício na área.

A avaliação é boa tanto para os profissionais, que demonstram seus conhecimentos, quanto para os empregadores, que podem contar com especialistas certificadamente conhecedores dos princípios da atividade.

Os alunos do curso de Ciências Contábeis dio UNIPTAN aprovados no exame de Suficiência são:

2017 -1 

ANA CAROLINA RODRIGUES 

CAROLINE MARY ARRUDA SILVA 

DENILSON CAMPANATE DE CASTRO 

JENIFER FERNANDES DA SILVA 

JENNIFER DAIANE DO NASCIMENTO 

JÚLIO KLEBER DA SILVA JÚNIOR 

LUCAS FLÁVIO CANAAN DE BESSA 

TATIANA TOMAZ GAIO DA SILVA 

VALERIA DE JESUS SILVA

2017-2 

ANDREI RAUL GOMES SALOMÃO 

ESTER ALMEIDA E SILVA 

GILIARDE EDUARDO DOS SANTOS 

IASMYN DE FÁTIMA CARVALHO LAGE 

LEONI THADEU RODRIGUES 

RAFAELA COSTA MOREIRA 

RENATA APARECIDA DA SILVA REZENDE 

SUSIMAR ANDRADE DE PAULA

 

Tags

# ciências contábeisCFCaprovadosUNIPTAnAlunos aprovados