SERVIÇOS ONLINE

Projeto "Contação Brincante" faz intervenção cultural no Albergue Santo Antônio.

O Projeto tem caráter multidisciplinar e iniciou suas atividades em 2017, em parceria com o grupo Teatro da Pedra.

15/06/2018

O projeto de extensão universitária Contação Brincante, fez no último sábado, sua ação inagural no Albergue Santo Antônio , em São João Del Rei.

A ação contou com atividades lúdicas, apresentação teatral e muita conversa entre os integrantes do projeto de extensão, alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, com os internos do albergue.

O Contação é um projeto multidisciplinar e iniciou suas atividades em 2017, em parceria com o grupo Teatro da Pedra.

Segundo Elis Ferreira, professora de teatro, a primeira intervenção foi planejada e a escolha pelo albergue partiu dos próprios alunos. Desde março, os alunos vêm se preparando para as apresentações em público com treinamento diferenciado a partir de cursos de palhaço, contação de historias e improvisação.

Projeto Contação Brincante realizou atividades no Albergue Santo Antônio. Foto: Divulgação

No albergue, os alunos fizeram uma breve apresentação, criaram uma roda de brincadeiras e ouviram as histórias que os idosos também gostariam de contar, trocando experiências e estabelecendo por meio da arte uma relação afetiva com os presentes.

É importante destacar que o foco inicial do projeto é estimular os discentes da área da saúde do UNIPTAN a desenvolver atividades de promoção e prevenção de saúde para além do âmbito hospitalar , por meio de atividades culturais e artísticas com grupos e populações em vulnerabilidade social. Os alunos também são incentivados a pensar a saúde de forma integral e a compreender que ser saudável não é apenas estar livre de doenças, mas em situação de bem-estar físico e mental, como explica a psicóloga Marina Resende, uma das coordenadoras do projeto.

Novas intervenções do projeto estão previstas para 2018, o projeto tem 12 integrantes, mas interessados podem entrar em contato com a coordenação de extensão pelo email extensaouniversitaria@uniptan.edu.br ou pelo telefone da COPEX, 3379-2725/ramal 202.

UniptanProjeto de ExtensãoContação Brincante