Alunos do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN constroem impressora 3D.

Os alunos do sexto período do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN, coordenados pelos professores Carlos Augusto da Silva e Camilo Lellis, construír

Os alunos do sexto período do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN, coordenados pelos professores Carlos Augusto da Silva e Camilo Lellis, construíram duas impressoras 3D. As máquinas foram fruto da disciplina Laboratório de Mecânica, Eletricidade e Desenvolvimento de produto que tem como objetivo a prática dos alunos nas áreas de fabricação, eletricidade e automação e controle.

A disciplina, ministrada nos laboratórios e oficinas do SENAI - São João del-Rei pelos professores Carlos Augusto da Silva (UNIPTAN) e Camilo Lellis (SENAI), seguiu uma das várias metodologias ativas aplicadas na instituição, a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) que relaciona a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN, Cristiane Resende, as aulas práticas funcionam como um aditivo para os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas- " Com a construção das impressoras, nas aulas de laboratório, os alunos vivenciaram momentos de muito aprendizado e aplicação dos ensinamentos passados em sala de aula. Foi muito gratificante ver a evolução e a empolgação dos alunos a cada etapa concluída da construção da impressora"- afirma.

Na foto alunos do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN durante o processo de criação da impressora 3D. Foto: Divulgação

Para  aluna Carolina Napolitano a experiência da construção da impressora 3 D foi surpreendente-" Ao conseguirmos colocar em prática alguns temas abordados em sala de aula, foi possível entender como cada máquina funciona e ter uma ótima base para poder realizar diversas tarefas que venham a ser necessárias em nossa trajetória profissional. Nossos professores fizeram questão de nos ensinar diferentes processos, explicando como cada um funcionava e nos deixando realizar as tarefas sozinhos, porém, sempre nos orientando"- afirmou.

A manufatura aditiva, ou como é popularmente conhecida, impressão 3D é um processo de fabricação onde um modelo tridimensional é criado por meio da adição sucessiva de material na forma de camadas com informações obtidas diretamente de uma representação geométrica computacional 3D. Uma das primeiras e principais aplicações da impressão 3D é a fabricação de protótipos, contudo com a percepção do potencial oferecido pela impressão 3D o campo de aplicação foi se ampliando consideravelmente.

Confira o vídeo da impressora 3 D feita pelos alunos do UNPTAN: https://www.youtube.com/watch?v=hUMFtCh5zgU