Professor do UNIPTAN participa de Congresso em Hong Kong

Daniel Mapa conta a sua experiência de Internacionalização

Professor Daniel Mapa no Congresso em Hong Kong

O professor de Engenharia Daniel Mapa esteve em Hong Kong através do programa de Internacionalização, e conta como foi a sua experiência:

"O congresso ao qual participei se chama International Tantalum-Niobium Conference 2019, que foi realizado em Hong Kong, entre os dias 13 e 16 de Outubro. Participei do congresso como ouvinte para me atualizar acerca das novas tendências dos mercados de tântalo e nióbio, que são meus temas de estudo como professor do UNIPTAN.

A experiência de internacionalização me permitiu ver um novo horizonte com relação ao uso desses metais, assim como as perspectivas para o mercado brasileiro. De um ponto de vista acadêmico, pude interagir com os alunos do curso de engenharia de produção durante a semana das engenharias por meio de vídeos, levando aos mesmos um pouco do conteúdo abordado no congresso. Ainda pude acompanhar a apresentação de diversos trabalhos técnicos, incluindo o vencedor do prêmio Ekeberg Prize 2019, que tive a oportunidade de conhecer.

Nesse artigo, os autores estudaram o uso de uma liga de titânio e tântalo em aplicações biomédicas. Dentro da disciplina de Projetos Mecânicos da Engenharia de Produção, já havíamos estudado esse tópico. Então, foi muito interessante ver todo o conhecimento que aprendemos em sala de aula ser utilizado diretamente em uma aplicação tão nobre. Em meu retorno ao Brasil nessa semana, já transmiti um pouco do que aprendi nesse congresso aos meus alunos. Realizamos uma análise em grupos desse premiado artigo em inglês e, juntos, fomos aprofundando nossos conhecimentos sobre o tema".