às 16:28:00

Curso de Administração do UNIPTAN é nota 4 no ENADE.

Excelente desempenho do curso de administração do UNIPTAN é confirmada pelo ENADE.

O curso de Administração do UNIPTAN obteve uma excelente classificação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O curso conseguiu nota 4 numa escala de 1 a 5. O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por meio do desempenho dos estudantes.

O Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.  

Em 2018, 492 cursos superiores tiraram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses cursos correspondem a cerca de 5,8% do total de 8.520 que tiveram o desempenho divulgado. 

A maior parte desses cursos é ofertada por instituições públicas federais, 199, seguida por instituições privadas sem fins lucrativos, que ofertam 123; privadas com fins lucrativos, que ofertam 117; públicas estaduais, 52; e um deles é ofertado por instituição pública municipal. Ao todo, foram avaliados nesses cursos 25,2 mil estudantes.

O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria recebem 4 ou 5. De acordo com os resultados divulgados, 1.689 cursos obtiveram conceito 4 e 3.830 obtiveram conceito 3. 

De acordo com o Inep, 23,8% dos cursos de administração avaliados obtiveram Conceito Enade 1 ou 2; 51% obtiveram conceito 3; 20,7%, conceito 4; e, 4,5%, conceito 5.

Para a coordenadora do curso de Administração do UNIPTAN, Kelly Torres, o resultado é fruto de um esforço conjunto focado na formação de excelência dos alunos. “O curso de Administração, encontra-se em um dos momentos mais importantes de sua história. A nota 4 conquistada no ENADE 2018, chega para re-afirmar a dedicação dos nossos estudantes ao curso. Eles, a equipe de professores e o corpo técnico-administrativo atuam juntos. Buscamos entregar a melhor formação aos futuros profissionais que estarão trabalhando nas mais variadas organizações da cidade e região. A formação oferecida pelo UNIPTAN encontra-se focada na qualidade e no desenvolvimento profissional e pessoal.”, ressaltou. 

Como a nota é composta?

De acordo com o site do MEC, para calcular a nota do ENADE, são tiradas separadamente as médias das notas dos estudantes na prova de Formação Geral e na de Componente Específico. Em seguida, é calculada uma média ponderada entre esses dois valores, sendo atribuído peso 1 ao primeiro e 3 ao segundo.

*Com Dados da Agência Brasil.


Fonte: