Pesquisa do UNIPTAN e IF-Sudeste MG ajuda o setor de laticínios da região.

Pesquisadores do UNIPTAN e do IF-Sudeste MG Campus São João del-Rei desenvolvem sensor para medição do volume de leite em tanque de laticínio.

O desenvolvimento do protótipo é resultado do projeto de pesquisa Desenvolvimento de melhorias no processo produtivo de um laticínio, coordenado pela Profª Simone Aparecida de Melo, docente do Curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN, junto ao Programa de Pesquisa e Iniciação Científica da instituição.

O projeto teve como proposta inicial a análise de atividades e desenvolvimento de melhorias no processo de beneficiamento do leite cru em um laticínio do município de São João del-Rei. Após análise do processo de produção, foi identificado que um dos pontos de perda, que comprometia a rentabilidade da empresa, era o erro de medição do volume de leite existente no tanque. Dessa forma, os pesquisadores do UNIPTAN, Profª Simone e a aluna Ana Elisa Neri Maia, e do Laboratório de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei, Profª Dra. Elaine Aparecida Carvalho e o aluno Hugo Somers Lombardi Abreu, estão desenvolvendo um sensor que faz, à distância e com precisão, a medição do volume de leite.

Os pesquisadores acreditam que o uso do sensor trará, para a empresa, impacto econômico relevante na cadeia de produção de leite e derivados.