às 14:19:00

I Semana de Resistência e Enfrentamento ao Racismo

O evento foi realizado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) em parceria com o curso de Direito do UNIPTAN.

Entre os dias 18 e 21 de novembro, foi realizada a I Semana de Resistência e Enfrentamento ao Racismo, no Uniptan.

O evento foi realizado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) em parceria com o curso de direito.

Durante a semana em que aconteceu o evento, houve intervalos culturais, que trouxeram exibição de curtas metragens, exposição fotográfica dos artistas Thiago Morandi, Thaís Andressa e sonorização ambiente.

No dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, aconteceu um intervalo cultural com a apresentação da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba São Geraldo e a palestra "Debate e Perspectivas sobre as questões étnico-raciais", com a presença da Filomena Maria Avelina Bomfim, professora de Comunicação Social e do Programa Interdepartamental de Pós Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ e Cristiano Lima da Silva, professor do curso de Direito do UNIPTAN.

Com uma apresentação intitulada "20 de novembro: dia de reflexão sobre o estágio da consciência negra no Brasil", Filomena abordou as estatísticas preocupantes com relação a situação do negro no país, além de apontar referências de êxito no cotidiano.
O professor Cristiano, falou sobre algumas experiências em seus anos lecionando e aproveitou para informar que a Semana de Resistência e Enfrentamento ao Racismo, entra para o calendário da instituição, sendo um evento fixo.


Fonte: