IV Semana das Engenharias do UNIPTAN

Durante a IV Semana das Engenharias do UNIPTAN, o curso de Engenharia Civil abriu as portas para a comunidade de São João del-Rei através da realização de um minicurso de Tecnologias de Concretos para Pedreiros ministrado pelos alunos do 8º período de Engenharia Civil da instituição. O minicurso foi estruturado para acontecer em dois momentos, sendo o primeiro teórico e o segundo prático.

A parte teórica aconteceu na sala de Metodologias Ativas da instituição e os alunos realizaram uma exposição sobre temas importantes que abordam as tecnologias de concreto, como os tipos de cimentos e suas propriedades, os tipos de agregados utilizados na fabricação de concretos, a relação entre o fator água/cimento e a resistência mecânica do concreto, os cuidados durante a execução da concretagem e os ensaios mais utilizados para o controle tecnológico do concreto nos estados fresco e endurecido.

Após a parte teórica, os convidados visitaram o Laboratório de Concreto. Após conhecerem o laboratório da instituição eles puderam assistir a uma exposição prática dos alunos que se dividiu em quatro momentos. Primeiro, os alunos apresentaram os procedimentos para relacionar o traço escolhido para o concreto com a quantidade de materiais necessária para fabricá-lo.

Em seguida, mostraram como se realiza adequadamente o Slump Test (abatimento do tronco de cone), o qual é utilizado para avaliar a consistência e trabalhabilidade do concreto. Logo depois, ensinaram como se molda corretamente os corpos de prova de concreto, que futuramente, serão ensaiados para avaliar a resistência à compressão do concreto utilizado. Por fim, os alunos realizaram um ensaio de compressão em corpos de prova previamente moldados e mostraram como o cálculo da resistência à compressão do concreto é realizado.

Ao final da parte teórica e prática os convidados ainda permaneceram na instituição dialogando com os alunos sobre suas dúvidas e experiências.

Os convidados saíram da instituição elogiando muito a exposição dos alunos e agradecendo a oportunidade concedida para adquirir novos conhecimentos.