II Feira de Startups das Vertentes

Evento aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de setembro

Feira de Startups das Vertentes

A II Feira de Startups das Vertentes, sediada pelo UNIPTAN nos dias 2, 3 e 4 de setembro, contou com várias atividades e reuniu mais de 1.300 pessoas. A Feira foi organizada por profissionais do UNIPTAN, da UFSJ, do IF Sudeste - Campus São João del- Rei, pelo Núcleo de Empreendedorismo do UNIPTAN, pela Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (INDETEC) e também pela Associação Comercial de São João del-Rei.

Sua proposta surgiu após o sucesso de sua primeira edição realizada no ano de 2018 e da vontade de seus organizadores em tornar a Feira um evento de referência na região dos Campos das Vertentes. A partir da sinergia de ações da indústria e comércio, governo e instituições da região, o evento mostrou-se um sucesso de público, com muita troca de experiências e aprendizado.

Durante os 3 dias de evento, os inscritos puderam participar de atividades como a Trilha do Empreendedor, que mostrava as várias etapas para o desenvolvimento de um negócio, Palestras e Salas Temáticas onde profissionais puderam falar sobre os desafios do mercado, além das Mostra de startups, onde as pessoas puderam ver de perto Startups de sucesso da região de São João del Rei, Viçosa e BH.

Segundo Mayara Haddad Borges, Coordenadora do NEUNI, "É uma grande satisfação participar de um momento tão especial para nossa cidade. A aliança estratégica entre as instituições de ensino superior, empresários, associações e investidores, incentiva ações empreendedoras e fortalece o ecossistema de inovação. O UNIPTAN se orgulha em fazer parte desse movimento contribuindo para o desenvolvimento da região das vertentes."

Para o estudante de administração, Lucas Teixeira, “Ter um evento dessa proporção dentro da instituição que fazemos parte, é de total diferença no aprendizado. Essa metodologia de oficinas e exposição das Startups, é super importante para nós alunos, pois podemos ver como é na prática desde a ideia até consolidação de um modelo de negócio. Isso nos faz sair totalmente da teoria, e ter experiência real de como é a competição dessa nova demanda mercadológica. ”

Ao final, foi realizado um Pitch com Investidores, uma espécie de “Shark Tank” onde alunos apresentaram ideias de negócios para os investidores do Grupo Rockfort. Segundo Túlio Rios, Consultor Empresarial, advogado e co-fundador do Rockfort Group:
“A experiência de participar da II feira de Startups das Vertentes foi estimulante. Nós do Rockfort Group, sabemos dos grandes desafios em desenvolver a cultura empreendedora na região. O evento representou um grande passo para a transformação da mentalidade das pessoas. O objetivo é claro: construirmos juntos o elo forte entre o conhecimento acadêmico e as demandas do mercado, aliados à criatividade e inovação própria do ser humano.”

Devido ao sucesso do evento, a ideia dos organizadores é dar continuidade à iniciativa, com previsão de uma nova edição da Feira de Startups das Vertentes para o ano que vem. Além disso, estão sendo discutidos outros eventos e ações que incentivem o empreendedorismo, estimulando parcerias e o desenvolvimento novos mercados na região.