às 09:33:00

Seja Mesário Universitário nas eleições 2020.

O UNIPTAN firmou termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais para participação de seus alunos como Mesários Universitários nas eleições municipais de 2020. O projeto objetiva incentivar a participação ativa e voluntária dos estudantes no processo eleitoral, considerando os mesários como peças fundamentais para a manutenção da Democracia.

Inscrições:

As inscrições para Mesários Universitário devem ser feitas diretamente no site do TRE pelo link:  http://www.tre-mg.jus.br/eleitor/mesario.

Será oferecida como incentivo aos universitários, a contagem, como horas de efetivo estágio ou como crédito optativo ou atividade extracurricular, a critério da Instituição de Ensino:

a) As horas trabalhadas como mesário da Justiça Eleitoral no 1º turno e no 2º turno, se houver, das eleições;

b) As horas de participação nas aulas relativas aos cursos, se houver, previstos na cláusula Segunda, Sociedade e Cidadania e Processo Eleitoral, deste Termo;

c) As horas de participação nos treinamentos de mesários.

As palestras, cursos de capacitação e o tempo de trabalho no primeiro e segundo turno das eleições valem como atividades complementares.
O fato de ter sido mesário, também, pode valer como critério de desempate em concurso público, desde que haja essa previsão no edital.
É possível obter isenção de taxa de concurso público municipal, se houver previsão em lei própria. 
Caso o estudante possua vínculo trabalhista, ele ainda terá alguns direitos trabalhistas regulados pela Lei 9.504/97, art. 98 (vide Res. TSE 22747/2008, art.2º).

Para ler o documento do TRE   ACESSE


Fonte: