Alunos de Engenharia Civil do UNIPTAN desenvolvem curso voltado para os profissionais da Construção Civil.

A construção civil é um dos setores que promove o crescimento econômico no Brasil e sofre com a escassez de mão de obra qualificada. Dessa forma, o 4C - Curso de Capacitação para a Construção Civil, visa oferecer aos profissionais desse setor, cursos de aperfeiçoamento profissional elaborados pelos alunos de engenharia civil do UNIPTAN, com o apoio e supervisão de professores da instituição.

O programa é destinado aos profissionais da construção civil com formação de nível fundamental/médio.
O curso é ministrado por discentes em dois módulos (um por semestre) e aborda diversos temas relacionados à atividade dos profissionais da construção civil: gestão de obras, matemática aplicada à construção civil, técnicas construtivas e leitura e interpretação de projetos.

As aulas são ministradas pelos discentes aos sábados, de 8h às 11h40min e durante a pandemia do Covid-19, as aulas estão sendo ministradas remotamente.

Geraldo Romário de Souza Amorim é um dos profissionais da construção civil inscritos no curso. Ele se diz muito satisfeito com o conteúdo das aulas e com o comprometimento dos professores. " os professores estão transmitindo de forma profissional e objetiva sobre as matérias e as técnicas na área da construção civil. Em suas aulas eles sempre explicam com clareza e fornecem os materiais necessários para o entendimento do assunto abordado, como vídeos e slides. Tenho certeza que esse curso será de grande ajuda e espero poder usá-lo em breve, na minha casa e no meu trabalho. Estou muito satisfeito com os envolvidos e o curso, espero um dia poder retribuir a todos", afirma.

Para Ana Flávia Gomes, aluna do 10º período do curso de engenharia civil, repassar o conhecimento adquirido em sala de aula é muito gratificante -" É uma bela experiência e é bem  mais do que imaginei, além de  repassar meu conhecimento adquirido no curso de engenharia civil também recebo muito aprendizado trazido dos alunos. É muito bom saber que estamos contribuindo para a formação do conhecimento de pessoas”, conclui.

Iury Calçavara é aluno do 6º período de engenharia civil. Ele ressalta a importância do curso na colaboração da teoria juntamente com as vivências em campo, " A prática que venho tendo e a reciprocidade dos alunos dentro da capacitação só mostram como é importante a colaboração mútua e contínua da teoria juntamente com as vivências em campo", conclui.

Pâmela da Silva, aluna do 10º período do curso de engenharia civil, complementa. "Durante os sábados estamos preparados para ajudar os trabalhadores da nossa área e toda semana temos feedbacks positivos que nos deixam bastante orgulhosos. No curso apresentamos o passo a passo de uma construção de pequeno, médio e grande porte. Além disso, explicamos técnicas que auxiliam para uma construção correta, mais econômica, segura e rápida. São os pequenos detalhes que fazem toda diferença. Gratidão é a palavra tanto para os trabalhadores quanto para toda a equipe!”

Quer saber mais sobre o projeto? Entre em contato com os coordenadores do projeto de extensão.

Profª. Adriana Rodrigues Pereira: [email protected]

Prof. Francisco Aristides do Santos Neto: [email protected][email protected]