I Jornada de Capacitação Docente do UNIPTAN em parceria com a SRE.

A I Jornada de Capacitação docente da Secretaria Regional de Ensino (SRE) em parceria com o UNIPTAN aconteceu de 13 a 17 de julho.

As capacitações vem acontecendo desde maio de 2020, onde alunos do curso de Pedagogia do UNIPTAN, professores do grupo de estudos, e funcionários do Núcleo de Tecnologia (NTE) da SRE ministraram diversos cursos de capacitação voltados aos professores da educação básica da região.

Foram 27 oficinas oferecidas sobre ferramentas e metodologias educacionais focando no uso de novas tecnologias no ensino. Foram capacitados mais de 800 professores da Educação Básica de escolas estaduais, municipais e particulares de São João del-Rei e região.

Alunos do curso de Pedagogia do UNIPTAN realizaram capacitações à convite de várias escolas com foco em novas ferramentas e metodologias educacionais e também atuaram nos projetos desenvolvidos pela Copex do UNIPTAN no primeiro semestre, realizando treinamentos on-line para a comunidade externa.  Mais de 200 professores foram capacitados nesse formato.

Participaram desse projeto as escolas: Doutor Garcia de Lima, Evandro Ávila, Inácio Passos, Chave do Saber, APAE, Cesec e o Colégio Tiradentes.

"Essas ações se fazem muito importantes pois além de estreitar o vínculo entre o UNIPTAN e o orgão de gestão da Educação Básica que é a Secretaria Regional de Ensino e as escolas, oportuniza também que as metodologias ativas e tecnologias educacionais cheguem em cada sala de aula através da prática dos professores. Isso dinamiza o ensino aprendizagem". Afirma Raquel Auxiliadora Borges, coordenadora do curso de Pedagogia do UNIPTAN.

A E.E.Dr. Garcia de Lima, participou da Jornada de Capacitação promovida pelo UNIPTAN junto a Secretaria Municipal de Ensino para o grupo de professores da escola. E segundo a Diretora da escola, Rosana Andréa Cipriani Giarola, foi muito importantefazer parte dessa ação. "Esse trabalho vem de encontro às necessidades do uso de novas ferramentas tecnológicas na prática pedagógica nesse momento de trabalho remoto, contribuindo para o crescimento profissional do corpo docente". Conclui.