Conheça o projeto de Extensão Hora da Fisio.

No dia 13 de outubro, dia do Fisioterapeuta, alunos do curso de Fisioterapia do UNIPTAN deram início ao Projeto de Extensão "HORA DA FISIO", que faz parte de um conjunto de projetos voltados para os colaboradores do UNIPTAN e que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e disposição para o trabalho.

O projeto é coordenado pelo Prof. Wagner Moreira e pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Jasiara Oliveira Coelho, além de contar com a colaboração da Profa. Laila Damázio, e envolver 22 alunos do curso de Fisioterapia que já passaram por disciplinas que contribuem para o conhecimento prévio exigido para a execução das atividades.

O encontro acontece duas vezes por semana, às terças e quintas, às 9h da manhã no UNIPTAN. As atividades também são transmitidas ao vivo por via remota (plataforma Zoom) a fim de oferecer a oportunidade de participação aos colaboradores que estão trabalhando em home office.

Para Jasiara Oliveira Coelho, coordenadora do curso de Fisioterapia e do projeto HORA DA FISIO, o projeto permite que os alunos vivenciem na prática um pouco da profissão." O projeto HORA DA FISIO traz a oportunidade aos nossos alunos de vivenciar um pouco da prática dessa linda profissão, que é a Fisioterapia, pois a cada encontro eles precisam elaborar as atividades pensando nas variadas realidades de trabalho dos nossos colaboradores, além de criarem materiais para divulgação e conscientização do público alvo contribuindo para prevenir dores e lesões. Tem sido uma bela experiência de compartilhamento de conhecimento entre alunos e docentes visando uma melhor qualidade de vida dos nossos colaboradores. Fico feliz por ver o empenho e dedicação dos colaboradores participantes e de cada um dos nossos alunos. Com certeza, um primeiro passo para uma bela carreira".

Segundo Wagner Moreira, docente do curso de Fisioterapia e coordenador do projeto HORA DA FISIO o projeto teve uma ótima aceitação entre os colaboradores do UNIPTAN. "O projeto HORA DA FISIO está sendo um sucesso entre os alunos de fisioterapia e colaboradores do UNIPTAN. Ambos aceitaram muito bem a proposta de cinesioterapia laboral para a prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT). Está sendo muito gratificante participar deste projeto, que está gerando saúde, ofertando qualidade de vida para todos que dele participam".

Ana Vitória Carvalho é aluna do 4° período de Fisioterapia e integrante do projeto. Segundo ela, participar da HORA DA FISIO está sendo uma grande experiência importante na vida acadêmica. " Participar do Projeto HORA DA FISIO tem sido uma grande experiência para nossa vida acadêmica, estamos conhecendo mais na prática nossa profissão e desenvolvendo nosso contato com as pessoas. O apoio dos professores Wagner e Jasiara tem sido fundamental, eles não medem esforços e estão sempre disponíveis pra nos ajudar. Não tenho dúvidas que esse projeto vai nos engrandecer muito como futuros profissionais de Fisioterapia". Afirma.

Para Augusto Targino Silveira, discente do 4° período de Fisioterapia e integrante do projeto é muito gratificante poder participar e perceber a satisfação dos colaboradores. "O projeto HORA DA FISIO está sendo muito importante em minha formação. Além de passar meus conhecimentos adquiridos ao longo desses meus 2 anos no UNIPTAN, notar o brilho nos olhos dos nossos coordenadores e o brilho nos nossos olhos, integrantes do projeto. Ver também todos os colaboradores empenhados, realizando os exercícios junto com a gente, além dos colaboradores que estão em home office assistindo, é muito gratificante pra mim e todos envolvidos! E a cada dia que passa eu me apaixono mais por essa profissão linda", conclui.

Para Jaqueline Fazzion Gonçalves, aluna do 4° período de Fisioterapia, integrante do projeto e colaboradora no UNIPTAN,  a ação tem um impacto muito positivo. "O projeto tem acrescentado muitos benefícios para nós colaboradores. É um momento planejado, esperado e com muita interação, onde faz com que sejamos mais saudáveis no corpo e na mente. Além de colaboradora, vivencio o projeto também como discente do curso de Fisioterapia e percebo como está sendo bom para nossa carreira profissional e o quanto vamos contribuir para qualidade de vida dos colaboradores, conseguindo unir os alunos e a equipe do UNIPTAN num projeto agradável e de grande qualidade.”

Conheça os integrantes do Projeto HORA DA FISIO:

Ana Vitória da Silva Carvalho
Isadora Patrícia dos Santos