Alunos do curso de Direito tem trabalhos aprovados no CONPEDI, CAED-Jus e IBCCRIM.

Alunos do curso de Direito do UNIPTAN tiveram seus trabalhos aprovados no Conpedi, Conselho Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Direito, o evento mais renomado de pós graduação em Direito. Os alunos foram aprovados através da finalização da disciplina Projeto Integrador, dos 2º e 4º períodos, enquanto outros compõe grupos de pesquisas do UNIPTAN, sob a coordenação do Prof. Msc. Lucas Kannoa. Alguns trabalhos foram aprovados também no CAED-Jus, Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito e no IBCCRIM, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
Foram 8 comunicações científicas aprovadas de alunos do 2º, 4º, 6º e 10º períodos.

O Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) é iniciativa de uma rede de acadêmicos internacionais para o desenvolvimento de pesquisas jurídicas e reflexões de alta qualidade.
Os eventos ocorrem de maneira online, sendo a tecnologia parte importante para a excelência das discussões e para a interação entre os participantes através de diversos recursos multimídia.

Trabalhos aprovados:

ACESSO À JUSTIÇA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: AÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA Raphaella Teixeira de Abreu Junqueira e Lucas Augusto Tomé Kannoa Vieira

COTAS RACIAIS COMO POLITICA PÚBLICA ALTERNATIVA AO ENCARCERAMENTO EM MASSA: UM NOVO OLHAR ESTATAL PARA O NEGRO? Tauan Silva do Carmo e Lucas Augusto Tomé Kannoa Vieira

IBCCRIM
Fundado em 1992, após o Massacre do Carandiru, em São Paulo, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) contribui para o desenvolvimento e a disseminação das Ciências Criminais por todo o país, promovendo diálogos entre academia, poder público e sociedade civil.

Reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na área de produção científica -- incluindo o acervo de sua Biblioteca, a mais completa em Ciências Criminais da América Latina -- o IBCCRIM realiza cursos, eventos, debates e iniciativas de extensão universitária e iniciação científica. As publicações produzidas pelo Instituto, além das notas técnicas e pareceres sobre projetos de lei e ações judiciais de grande repercussão, são referências para pesquisadores, profissionais, jornalistas e estudantes.

Trabalhos aprovados

SISTEMA PRISIONAL: ENCARCERAMENTO EM MASSA DE NEGROS NO BRASIL - REFLEXÕES PARA O SÉCULO XXII
Lucas Kannoa Vítor Gabriel Carvalho Beatriz Vilela de Ávila

• O referido trabalho foi apresentado como resumo, resumo expandido e artigo.

O CONPEDI

O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, organizado através de uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social do Brasil.

Com este objetivo, apoia os Programas de Pós-Graduação nas instituições brasileiras de ensino, colabora com a definição de políticas para a formação de pessoal docente e discente da área jurídica, formula e propõe sobre temas de interesse da pesquisa e da pós-graduação em Direito junto às autoridades educacionais, defende e promove a qualificação do ensino jurídico.

TRABALHOS APROVADOS NO CONPEDI

Artigos:

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOB A PERSPECTIVA DA CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA
Lucas Augusto Tomé Kannoa Vieira, Jorge Heleno Costa

DIREITOS HUMANOS COMO NÚCLEO CENTRAL E EPISTEMOLÓGICO DO DIREITO AMBIENTAL: A CONCEPÇÃO ANTROPOCENTRISTA COMO MARCO LÓGICO DO DIREITO AMBIENTAL.
Lucas Augusto Tomé Kannoa Vieira, Jorge Heleno Costa

Pôsteres:

ACESSO A JUSTIÇA PELA ARBITRAGEM: CÂMARA ARBITRAL COMO ALTERNATIVA AOS NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICA E ATIVIDADE DE EXTENSÃO NOS CURSOS DE DIREITO Lucas Kannoa Valquíria Paula De Oliveira Resende Marco Túlio Oliveira de Paula

JUSTIÇA RESTAURATIVA: A VIA DE ACESSO A JUSTIÇA DA VÍTIMA. Lucas Kannoa Larissa Aparecida Costa Silva Renata Augusta Braga Andrade

A ATUAÇÃO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA E A SUA EXTRAJUDICIALIDADE Lucas Kannoa Heron Vinicius Reis Oliveira Milene Augusta da Silva

A SUBJETIVIDADE DA CONDUTA SOCIAL COMO CRITÉRIO PARA A EXASPERAÇÃO DA PENA-BASE Lucas Kannoa Vítor Gabriel Carvalho Beatriz Vilela de Ávila

ACESSO À JUSTIÇA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: AÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA a Lucas Kannoa Raphaella Teixeira de Abreu Junqueira Ana Claudia Silva Lima

CULTURA E ACESSIBILIDADE: DIREITOS FUNDAMENTAIS E EXCLUSÃO DOS DEFICIENTES E PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA NAS
CIDADES HISTÓRICAS Santos Lucas Kannoa Vanessa Eugênia dos Santos

O CONFLITO DAS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E O AUXÍLIO EMERGENCIAL. - Lucas Kannoa Yara Garcia Reis Lívia Cristina Côrtes Ferreira

OS OBSTÁCULOS INVISÍVEIS E NÍTIDOS NA INSERÇÃO DA MULHER COMO VOZ ATIVA NA SOCIEDADE Lucas Kannoa Paula Gabriela Silva Dominique Nogueira Alves

Para o coordenador do curso de Direito do UNIPTAN,  Prof. Msc. Leandro Ramalho,  o sentimento é de orgulho. " Gostaria de parabenizar os discentes e o Prof. Lucas Kannoa pelo brilhante trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Integrador e nos grupos de pesquisa. É fundamental que o profissional do Direito saiba pesquisar, pois precisará fazê-lo ao longo de todo sua vida. Ademais, a produção de resumos, resumos expandidos e artigos científicos desenvolve uma das habilidades mais importantes do profissional do Direito, a escrita. Estou muito orgulhoso!!”, conlui.