às 10:30:00

UNIPTAN completa 20 anos de histórias mudando vidas através da Educação

No dia 16 de março de 2020 o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), comemora seus 20 anos de fundação. São 20 de muitas histórias, transformando vidas a través da Educação.

No dia 16 de março de 2020 o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), comemora seus 20 anos de fundação.
São 20 de muitas histórias, transformando vidas através da Educação.

O UNIPTAN iniciou suas atividades no ano de 2000, no Bairro Matosinhos, em São João del -Rei - MG, tendo sido credenciado a princípio como Faculdade oferecendo o curso superior em Turismo. Dois anos depois, obteve autorização do Ministério da Educação para oferta dos cursos de Geografia e de Direito. Este último continua ativo até os dias atuais, nos turnos matutino e noturno, tendo já preparado para o mercado de trabalho centenas de bacharéis que atuam em fóruns, órgãos da administração pública e em empresas e escritórios particulares.

Alguns anos depois, a Instituição transferiu-se para a Avenida Leite de Castro, onde funciona atualmente, já sob a mantença do Dr. Nicolau Carvalho Esteves, que continuou investindo na criação de novos cursos de graduação, ao mesmo tempo em que se firmava na prática da pesquisa científica e da extensão à comunidade.

Em julho de 2015, o então Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves conseguiu a autorização de funcionamento do Curso de Medicina, após um processo bastante meticuloso, atendendo a todos os requisitos do MEC nessa conquista pioneira para a cidade e a região.

Em julho de 2017, a Instituição contava com 11 cursos superiores e 1 curso de pós-graduação lato sensu, alcançando o status de Centro Universitário, com todas as prerrogativas de autonomia, principalmente a de registrar os próprios diplomas de seus cursos.

Em março de 2020, o UNIPTAN completa 20 anos de existência em São João del -Rei, contando com 13 cursos de graduação (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia), além de 3 cursos de pós-graduação lato sensu (Neuropsicopedagogia e Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Processos e Qualidade). Além disso, conta com a prática de pesquisa científica de alta qualidade em parceria com órgãos de fomento como a FAPEMIG e a FUNADESP, e também com o trabalho exercido pelo Comitê de Ética em Pesquisa, aprovado pelo Ministério da Saúde em 2019. No campo da extensão à comunidade, mantém importantes núcleos como o Aprimorar, Vertentes Empresa Júnior, Núcleo de Prática de Jurídica e CEM – Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Nicolau Carvalho Esteves, que desenvolvem vários projetos sociais e prestam centenas de atendimentos gratuitos diários em várias áreas para grande parte da população são-joanense.

Há 20 anos, o UNIPTAN foi criado com o objetivo de ampliar a oferta de formação superior de qualidade em São João del- Rei, Minas Gerais, e nas cidades do entorno. Em 2017, tornou-se Centro Universitário Uniptan. A instituição conta com mais de 2.500 alunos em 13 cursos de graduação, como Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Entre os orgulhos de alunos e professores estão o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM) e a Clínica-Escola, onde são realizados todos os anos mais de 14 mil atendimentos gratuitos à comunidade. Mas a prestação de serviços não para por aí: cursos de outras áreas, como Direito e Pedagogia, prestam mais 5 mil atendimentos gratuitos todos os anos.

O UNIPTAN está presente em toda a vida social e acadêmica da cidade e região, participando de eventos, congressos, palestras, atividades esportivas, encontros de todos os tipos e com os mais variados objetivos, sempre com vistas à melhoria das condições de vida local, para o cidadão e a comunidade como um todo.
Nesses 20 anos de existência, a Instituição sempre repensa os seus valores, a fim de contribuir cada vez mais com a formação e capacitação de jovens e adultos com mentalidade inovadora para o mercado de trabalho, além de basear suas atividades com foco na responsabilidade social e ambiental, no desenvolvimento sustentável e no respeito às diversidades.
Com a construção do novo campus em andamento, o UNIPTAN volta os seus esforços para a continuidade da transformação social, oferecendo um novo e mais amplo espaço para que a comunidade acadêmica desenvolva e aprimore ainda mais o seu potencial, com novos cursos e projetos, além de colocar à disposição da comunidade são-joanense um novo e amplo espaço de formação.

UNIPTAN é Afya Educacional

A Afya Educacional oferece cursos de graduação em cinco estados do país por meio de 13 unidades de ensino, sendo três Centros Universitários e 10 Faculdades. O grupo é a maior rede de faculdades de Medicina do país, com cerca de 1.100 vagas autorizadas pelo MEC. São 25 mil alunos de graduação, sendo mais de 5.700 só de Medicina. Em 20 anos de operação, as unidades que hoje compõem a Afya já formaram cerca de 8 mil médicos.
O portfólio de graduação da Afya Educacional tem 30 cursos. Além da Medicina – disponível em 11 unidades –, destaque para as graduações nas áreas de Gestão, Odontologia, Direito, Engenharias, Enfermagem, Psicologia, Ciências Contábeis, entre outras. Na Região Sul, a Afya está presente no Paraná, na cidade de Pato Branco; no Sudeste, em Minas Gerais, em quatro cidades; no Nordeste, no estado da Bahia, em duas cidades; no Piauí, também em duas cidades; e na Região Norte, no Tocantins, em três cidades.


Fonte: