às 15:43:00

Comunicado Oficial.

Aviso à comunidade acadêmica

A pandemia do Covid-19 levou todas as instituições de ensino do país e do mundo ou à suspensão das suas atividades ou a uma rápida reformulação nos seus procedimentos e ferramentas de ensino, a fim de que os alunos não perdessem o período letivo em andamento. Foi este o caso do UNIPTAN e de todas as Unidades pertencentes do Grupo Afya: remodelamos rapidamente nossos processos, capacitamos o pessoal docente e técnico-administrativo e demos continuidade às nossas atividades acadêmicas utilizando o REAR – Regime Especial de Aprendizagem Remota.

Agora, pensamos na retomada dos nossos trabalhos dentro do tão falado “novo normal” para o período pós-pandemia, aproveitando muito do que aprendemos com o REAR e aprimorando ainda mais as nossas técnicas. Essa retomada está configurada de maneira que as atividades teóricas tenham um formato, as atividades práticas um outro formato, e o conjunto das duas proporcione um ganho para os nossos alunos, ao mesmo tempo seguindo as normas de segurança e saúde e garantindo o máximo de qualidade e eficiência acadêmica possível neste momento tão diferenciado da história do século atual.

Diante disso, apresentamos uma nova metodologia de retomada das atividades que estamos denominando REAR > HÍBRIDO, elaborada após várias reuniões, discussões e estudos, à luz das melhores teorias e práticas traçadas para o ensino superior em condições de vulnerabilidade social. Paralelamente a todo esse estudo, procuramos envolver essa metodologia também com um toque de humanização e acolhimento, como sempre procuramos trabalhar dentro da família UNIPTAN.

Um passo importante para que a nossa volta aos espaços do UNIPTAN ocorra de forma segura e gradual é a apropriação do Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais.

O documento foi construído com base em orientações divulgadas por organismos internacionais, nas normativas nacionais, no contexto regional, seguindo as orientações das autoridades de saúde e baseado no Protocolo do Grupo Afya. Trata-se de um documento vivo, sujeito a adequações devido à variabilidade da situação que nos encontramos. Nele você encontrará informações sobre os diferentes setores institucionais.

Além do Protocolo do UNIPTAN, você também está recebendo o Protocolo Afya, para que possa conhecer a política do Grupo para a volta às atividades como REAR e também atividades híbridas.

Esperamos nos encontrar em breve, com saúde e energia para os próximos passos dessa caminhada! Afinal o mundo mudou e o UNIPTAN não parou, por você!

A Reitoria

Acesse o Protocolo de Retorno Gradual das Atividades do UNIPTAN Aqui

Acesse o Protocolo de Retorno das atividades do Grupo Afya

REAR > HÍBRIDO

O que é o REAR > HÍBRIDO?

É o sistema a ser adotado pelo UNIPTAN para o retorno gradual às atividades acadêmicas dentro do “novo normal” no período pós-pandemia do Covid-19.

O REAR > HÍBRIDO se baseia em dois princípios:

• Adoção de procedimentos que garantem a segurança e a saúde da comunidade acadêmica;

• Atendimento à legislação nacional e internacional no campo da educação e da saúde.

Além disso, o REAR > HÍBRIDO fará a diferença no momento do retorno gradual de maneira criativa e acolhedora!

Você, aluno, pode estar se perguntando: qual é o posicionamento da Instituição na situação em que nos encontramos? A AFYA não parou?

Resposta: Não, a AFYA não parou. E o nosso posicionamento é o que vai ser explicado para você agora.

E tudo isso, sabe POR QUEM? POR VOCÊ, aluno, que está em primeiro lugar dentro dos nossos Valores!

Estamos preparados para diferentes cenários em 2020/2:

• Em AGOSTO, daremos prioridade às aulas teóricas, que servirão de base para as futuras atividades práticas. •

A partir daí, daremos foco nas práticas presenciais de acordo com as prerrogativas de segurança da legislação nacional, com possibilidades de encontros presenciais também para as disciplinas teóricas.

É aqui então que entra o REAR > HÍBRIDO!

 Fizemos uma revisão das práticas pedagógicas através do NAPED (Núcleo de Apoio Pedagógico) do UNIPTAN, e vamos utilizar mais e ainda melhor as metodologias ativas.

- As nossas aulas ficarão ainda mais interativas, criativas e dinâmicas.

- Vamos continuar promovendo eventos on-line com convidados de várias partes do país e do mundo, de várias instituições.

 Mas, para conseguirmos realizar tudo isso, quais são as diretrizes concretas a serem seguidas?

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS:

1. Apresentar o calendário letivo;

2. Disponibilizar o cronograma de aulas teóricas e práticas por curso;

3. Disponibilizar os campos de estágios autorizados e cronogramas de turnos adaptados aos decretos municipais;

4. Apresentar a dinâmica das aulas teóricas e práticas (duração dos horários síncronos e assíncronos, atividades correspondentes aos sábados letivos, processos de avaliação, padronização de atividades por disciplina);

5. Reorganizar os horários de aula na proporção de 80% síncronos (no horário normal das aulas) e 20% assíncronos (leituras, pesquisas, trabalhos, etc.);

6. Ofertar as disciplinas integradoras preparatórias para reposição das práticas, presencialmente, seguindo Protocolo de Segurança;

7. Adotar rodízio semanal;

8. Quando possível, promover aulas (teóricas e práticas) fora do ambiente escolar;

9. Adotar métodos ágeis e práticos, com atenção especial ao ensino híbrido;

10. Adotar avaliação integrada institucional e por curso;

11. Intensificar o uso das TICs (tecnologias de informação e comunicação);

12. Adotar novos campos para as atividades práticas fora da IES.

DIRETRIZES EXTENSIONISTAS:

1. Intensificar os eventos coletivos entre as Unidades do Grupo AFYA;

2. Promover desafios integrados;

3. Realizar Projetos Integradores em atividades de extensão facilitadas pelas TICs;

4. Ofertar cursos direcionados para a prática profissional digital;

5. Envolver os Diretórios Acadêmicos, as Ligas Acadêmicas e as Atléticas na promoção de atividades estudantis;

6. Intensificar as atividades de inovação e de internacionalização, junto com as demais Unidades;

7. Promover eventos nacionais e internacionais com temas transversais;

8. Apresentar os modelos de negócios desenvolvidos em parceria com diversos órgãos;

9. Realizar campanhas em mídia social atreladas à gamificação;

10. Aumentar a participação de alunos em lives.

É isso aí, pessoal! O UNIPTAN não para. E é por isso que já está se tornando uma referência na superação de desafios, graças a VOCÊ, com o seu apoio e a sua participação em tudo isso.


Fonte: