Alunos do curso de Fisioterapia apresentam trabalho no I Congresso Brasileiro de Saúde On-line

Alunos do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, tiveram trabalhos aceitos no I Congresso Brasileiro de Saúde On-line, o CONBRASAU.

O  Congresso Brasileiro de Saúde On-line - CONBRASAU, é um evento de caráter técnico-científico destinado a acadêmicos e profissionais da área da Saúde.

O objetivo do evento é difundir o conhecimento, estimular o pensamento científico e discutir os temas atuais sobre as Ciências da Saúde para o maior número de pessoas possível, incluindo também aquelas que estão distantes dos grandes centros do País e que enfrentam dificuldades para estar em eventos presencialmente.

Os alunos do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, Paula Baccarini Viegas Costa da Silva (apresentadora), Fernanda Layra Ribeiro e Wagner Elias de Melo Moreira, fisioterapeuta e professor do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, apresentaram o trabalho: " Abordagem Fisioterapêutica em Pacientes Acometidos por Tumor Maligno de Próstata e Testículos".

Trata-se de uma revisão de literatura sobre a abordagem fisioterapêutica no âmbito preventivo e de cuidados paliativos nas neoplasias malignas da próstata e testículos.

Para Wagner Moreira, professor do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, a participação em eventos desse porte é muito importante para o crescimento acadêmico e profissional de alunos e docentes. "A aprovação do nosso trabalho nos faz acreditar que estamos no caminho certo para a formação de qualidade dos nossos futuros Fisioterapeutas. As alunas Paula e Fernanda da turma A do 3º período executaram com maestria as instruções, o que possibilitou nossa participação com a apresentação oral e a publicação do resumo nos Anais do evento. Participar de um congresso como esse, é muito gratificante", afirma.

Para Paula Baccarini, aluna do 3º período de Fisioterapia e apresentadora do trabalho, a oportunidade de participar de eventos e congressos é uma ótima chance para o crescimento dos alunos. "Fizemos a submissão do trabalho, o mesmo foi aprovado e então começamos o trabalho de confecção da apresentação. Foi um processo de um ganho enorme de conhecimento tanto na área de estudo, quanto na nova forma de apresentação. O vídeo para apresentação foi feito baseado no trabalho e direto na plataforma do congresso. Foi uma experiência incrível, e como acadêmica acho extremamente importante a participação em congressos para o crescimento como acadêmico e visualização de possíveis áreas de atuação profissional", afirma.

Segundo Fernanda Ribeiro, aluna do 3º período de Fisioterapia participar do CONBRASAU e ter o trabalho publicado só acrescenta na formação acadêmica.  " Muito importante para nós acadêmicos estarmos envolvidos em congressos e principalmente estarmos publicando. Vale ressaltar o quão incrível é estar envolvida em estudos desta forma para melhor formação e conhecimento nas áreas de atuações da Fisioterapia.

A formação de um bom profissional vai além da sala de aula, ela depende da vivência, da troca de experiências, do trabalho com a comunidade, da leitura de bons artigos científicos que trazem embasamento para a prática e, consequentemente, participar de congressos é sempre engrandecedor nesse sentido e ajuda a ampliar a visão do aluno, assim a coordenadora do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, Jasiara Oliveira Coelho, define a importância da participação dos alunos de Fisioterapia no I Congresso Brasileiro de Saúde On-line.

Ainda segundo a coordenadora, é importante incentivar os alunos a participar de eventos semelhantes. "Participação em eventos científicos sempre é muito importante para o crescimento do aluno e futuro profissional. Fico feliz com a iniciativa do nosso corpo docente em estimular os alunos a escreverem trabalhos científicos, bem como a participarem de congressos", conclui.

Para saber mais sobre o I Congresso Brasileiro de Saúde On-line  Acesse