Alunos do curso de Psicologia do UNIPTAN desenvolvem projeto de inclusão digital com idosos de São João del -Rei e Região.

Alunos do 5º período do curso de Psicologia do UNIPTAN criaram um projeto de inclusão digital, para idosos  de São João del-Rei e Região.

O Grupo Melhor Idade, da Secretaria de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Lazer de Santa Cruz de Minas, foi um dos escolhidos para o projeto. ⁣⁣

A iniciativa surgiu com os professores do curso de Psicologia do UNIPTAN, Jaqueline Rangel e Luis Vinicius do Nascimento.

Os professores motivaram os alunos de psicologia na criação de projetos que aproximassem as pessoas por meio dos dispositivos digitais, com o objetivo de preservar a saúde mental e física desse público. Este projeto foi reconhecido pelo público como de extrema importância para a superação do isolamento imposto pelo momento atual.

Antes da pandemia, os alunos do curso de psicologia do UNIPTAN  já ofereciam a prática regular de exercícios físicos presencialmente para os idosos, coordenados pelo professor Cláudio César. Coma pandemia, as aulas foram suspensas.

Segundo Talyta Resende de Oliveira, coordenadora do curso de Psicologia do UNIPTAN, nos últimos meses os alunos do 5º período do curso de Psicologia conseguiram construir algumas soluções incríveis que ajudaram muito a população de São João del Rei e Região - "Os professores Jaqueline Vieira Rangel e Luis Vinicius do Nascimento elaboraram uma prática acadêmica interdisciplinar aliando as disciplinas de psicologia do desenvolvimento e organizacional, na qual os alunos foram convidados a criar projetos de intervenção e treinamento de adultos - considerando as especificidades deste momento de pandemia e a inserção no mercado de trabalho, como resultado, a turma gerou cinco projetos no Instagram, um no Youtube e um projeto super interessante de inclusão de um grupo de idosos', afirma.

Os projetos criados pelos alunos podem ser acessados nas contas do instagran abaixo:

Um dos projetos desenvolvidos possibilitou aos idosos acompanharem aulas de Educação Física de forma virtual. Duas vezes por semana os participantes fazem aulas online, o que ajuda na qualidade de vida e também na saúde mental durante o isolamento social imposto pela COVID-19.

Para Tatiane Aparecida, aluna que integra o projeto, o grupo teve como objetivo criar estratégias de prevenção e promoção da saúde mental dos idosos- "A inclusão digital foi uma forma que encontramos para que essas pessoas voltassem a ativa e  praticar exercícios físicos", afirma.

Maria Eunice é aluna  do 5º período de psicologia do UNIPTAN e participou do projeto. Para ela foi uma felicidade participar, capacitando os alunos para que pudessem interagir com os idosos através da plataforma Zoom. "Nesse momento de pandemia é muito importante manter as atividades físicas para que possamos manter também a saúde mental", conclui.

Segundo a professora Jaqueline Vieira, uma das idealizadoras do projeto, a ideia principal foi tentar aproximar as pessoas que estão em uma faixa etária madura, através da tecnologia, dando a elas oportunidades de manter a saúde mental e física durante pandemia.

Para Ricardo Guimarães, secretário de Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Lazer de Santa Cruz de Minas, o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Psicologia do UNIPTAN com os idosos é fundamental nesse período de pandemia - "Gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste projeto desenvolvido pelo UNIPTAN, juntamente com o professor Cláudio e salientar a importância dessa interação dos idosos através das aulas virtuais, que promovem a saúde física e mental nesse momento de isolamento social"- afirma.