Alunos do UNIPTAN aprovados no Exame CFC 2020.

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil. Nesta prova os candidatos demonstram suas habilidades técnicas e conhecimentos práticos necessários ao exercício da profissão.

Os alunos que estiverem a partir do 7º período do curso de Ciências Contábeis já podem submeter-se ao exame em questão. Uma vez aprovados, recebem um certificado de aprovação e após a colação de grau, podem obter seu registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado.

A última versão do exame, realizado em 16/08/2020, ocorreu em ambiente digital, devido a pandemia. O curso de Ciências Contábeis do UNIPTAN obteve a aprovação dos seguintes alunos: Agnes Paiva Guimarães, Aline Aparecida da Silva, Bárbara Luiza Teixeira Godoi, Bianca do Livramento Ferreira, Bruno Áques do Nascimento Resende, Dayana Trindade Nascimento, Denise Costa Ribeiro, Letícia Matins Silva, Marcelo Carazza Ribeiro, Maria José da Silva, Tamires Cristina Pereira, Tatiana Cristina dos Santos, Viviane Silva Guimarães.

Para a aluna Agnes Paiva Guimarães, do 8º período do curso de Ciências Contábeis do Uniptan o exame de suficiência é de suma importância para a profissão. "Através do exame nós conseguimos o registro para atuarmos como contadores, e essa aprovação para mim, foi uma prova dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, das minhas curiosidades, dos meus esforços, da minha dedicação, das noites mal dormidas que eu tive durante esses quatro anos e que valeram a pena, pois agora sim, vou poder me considerar uma contadora", afirma a aluna.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis do UNIPTAN, a Profa. Carla Agostini, avalia positivamente o número de aprovados na primeira edição do exame do ano de 2020. “Cabe lembrar que a maioria dos alunos já aprovados ainda não concluíram a formação, e os demais alunos farão ainda a segunda edição da prova ainda este ano”, ressalta.

Ainda segundo Carla Agostini, o UNIPTAN tem apresentado um número considerável de aprovados no exame do CFC. "Nossos alunos têm apresentado um volume significativo de aprovação nas edições do exame, reforçando o compromisso do nosso corpo docente com uma formação consistente, atenta às práticas contábeis adotadas no Brasil e no mundo.” afirma.

O Exame do CFC surgiu com o intuito de conferir maior relevância aos profissionais contábeis, exercendo seu conselho de classe, maior controle sobre a formação profissional dos discentes. Assim, o exame se coloca como uma condição para que os profissionais obtenham seu registro profissional, quando poderão atuar como autônomos contábeis, ou ainda como contadores de organizações, responsabilizando-se pelos relatórios contábeis e controle patrimoniais de entidades jurídicas ou de pessoas físicas.