Ex-aluno do curso de Administração do UNIPTAN lança Startup de vendas on-line.

Confira a Entrevista de Lucas Carvalho, Co-Fundador da Startup Uaizaap, ao site do UNIPTAN.

Lucas Carvalho é formado em Administração pelo UNIPTAN. Co-fundador da startup Uaizaap, uma plataforma de vendas on-line integrada ao Whats App, juntamente com Rafael Rodrigues e Higor Carvalho.

UNIPTAN- Como e quando surgiu a ideia de criar a startup Uaizaap?

Lucas Carvalho- É uma história despretensiosa, que começou através de um circuito de palestras sobre Marketing Digital para Negócios Locais em Junho de 2020, onde fui convidado para ministrar uma palestra em que o Higor, CEO e programador da Uaizapp, também estava presente. Logo após o evento, combinamos uma reunião, debatemos sobre as oportunidades atuais de mercado na cidade e região e percebemos que tínhamos uma ideia de negócio em comum. Inicialmente não tínhamos definido ainda se abriríamos uma Startup, mas já pensávamos firmemente sobre isso. Exatamente um mês depois, o Higor me apresentou o sistema da Uaizapp junto ao Rafael, também CEO e programador da empresa. A partir daí começamos a nos dedicar e apresentar a plataforma para empresas sanjoaneses e de cidades vizinhas, a fim de ajudar e a alavancar as vendas dos comércios locais, principalmente em uma Pandemia, visto que as vendas online aumentaram mais de 100%.

UNIPTAN- Qual é o objetivo principal do negócio?

Lucas Carvalho- O objetivo principal da Uaizapp é oferecer a oportunidade da venda on-line, principalmente para quem busca algo a baixo custo e prático de mexer, facilitando também a vida dos clientes. Pensando nisso, conseguimos conciliar um site de vendas como um E-commerce integrado ao Whatsapp. Optamos pelo Whatsapp por ser uma ferramenta extremamente utilizada no País, fácil de mexer e gratuito. Com a Pandemia e o isolamento social as vendas on-line era uma das únicas saídas para o comércio continuar vendendo e consequentemente mantendo a economia. O sistema da Uaizapp é extremamente intuitivo e super fácil de configurar, você pode customizar todo o layout da sua loja com banners, imagens, slides, cores e sua logomarca por exemplo. Você consegue acompanhar minuciosamente o andamento da empresa, como checar os acessos e pedidos da sua loja, estoque, quantidade de visualizações , taxa de conversão, valor total em vendas, produtos mais procurados dentro da plataforma, e tudo através de um gráfico descomplicado e do painel de controle.

UNIPTAN- Quem são as pessoas envolvidas na criação da Startup?

Lucas Carvalho- Hoje somos três pessoas na equipe. Também contamos com parceiros de negócios, que estão sempre nos auxiliando de alguma forma e contribuindo para o crescimento da Uaizapp. A plataforma foi realmente ao ar em Outubro de 2020 com estimados 5 clientes.
Temos uma perspetiva bastante inovadora, queremos o maior número de comerciantes e empreendedores vendendo na internet ampliando sua área de atuação Almejamos expandir nosso sistema para outras regiões do País e também para outros nichos.

UNIPTAN- Sendo aluno formado no curso de Administração do UNIPTAN, como o curso influenciou na sua iniciativa?

Lucas Carvalho- Através do curso de Administração que meu horizonte foi se abrindo e percebi que era possível empreender. Um diferencial que o curso de Administração do UNIPTAN oferece é realmente fomentar o empreendedorismo, ele não só mostra como ser um gestor de empresas, mas também como ser dono do seu próprio negócio. E isso acho super bacana, porque acaba quebrando aquele gesso de instituição que só ensina a teoria e não incentiva projetos novos, assim como é feito no curso. E creio que o empreendedorismo pode salvar o país.

UNIPTAN- Como o Núcleo de Empreendedorismo do UNIPTAN, NEUNI, ajudou nesse processo?

Lucas Carvalho- O NEUNI foi fundamental no processo da startup, quando você tem a abertura e a oportunidade de colocar suas ideias e ser mentorados pelos professores de diversas áreas, é surreal nosso crescimento e nosso aprendizado. Todas dúvidas que temos, colocamos no grupo que foi criado com todos os professores e lá elas tiram nossas dúvidas. E gostaria de agradecer a Professora Mayara Borges por essa oportunidade de ser mentorados pelo NEUNI

UNIPTAN- Qual é mensagem que você deixa para os alunos do curso de Administração do UNIPTAN, que pretendem se lançar no universo do empreendedorismo?

Lucas Carvalho- A mensagem que posso deixar para os alunos é aproveitar todo suporte que o UNIPTAN e os professores da Administração nos oferecem. Esse é o momento de você aprender, errar e acertar. Então vai atrás dos professores, pergunte seja qual for sua dúvida, crie uma amizade com eles, porque tenho certeza que eles vão ajudar de alguma forma. Mas não se esqueça que para o empreendedorismo é como se você tivesse em uma canoa com 2 remos em uma lago, um remo é o aprendizado e o outro a é execução. Se você só remar de uma lado, você vai ficar dando voltas, portanto para que você navegue para frente use os dois remos, o aprendizado e execução. E por mais chato que possa ser dar conta de provas, trabalhos, atividades e mais sua ideia empreendedora, ame o processo que isso vai fazer total diferença.

Para a plataforma  ACESSE

*Lucas Samuel de Carvalho Teixeira é egresso do curso de Administração UNIPTAN e Co-fundador da Startup Uaizaap