às 11:18:00

NAPED e GEMAT publicam e-books em parceria com professores do UNIPTAN.

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) e o Grupo de Estudo em Metodologias Ativas (Gemat), a partir da experiência vivenciada por toda comunidade acadêmica durante o Regime Especial de Aprendizagem Remota (REAR), reuniram orientações didático-pedagógicas e práticas docentes diferenciadas em dois e-books que foram lançados recentemente. 

O primeiro, intitulado “Atividades Avaliativas no Canvas: Estratégias Pedagógicas e Instruções Técnicas”, foi elaborado pelo Naped e consiste em um “manual” sobre as ferramentas avaliativas presentes no Canvas. Inicialmente, aborda discussões sobre Taxonomia de Bloom, a partir dos objetivos de aprendizagem.  Em seguida, apresenta possíveis práticas realizadas a partir das ferramentas de atividades do Canvas, como Fórum, Tarefas e Testes. Para cada uma dessas ferramentas, há dicas de didática a elas relacionadas, com instruções técnicas de inserção e utilização em aulas. 

O segundo, intitulado “Práticas Docentes em Regime Especial de Aprendizagem Remota”, foi organizado pelo Naped, em parceria com o Gemat, e consiste no compartilhamento de práticas docentes diferenciadas, desenvolvidas no REAR durante o ano de 2020.

Todos os professores da instituição foram convidados a registrar atividades desenvolvidas com o uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas de aprendizagem.  

O acesso aos e-books pode ser feito pelos links:

Atividades Avaliativas no CANVAS: estratégias pedagógicas e instruções técnicas: ACESSE AQUI

Práticas docentes em REAR : ACESSE AQUI


Fonte: