às 10:00:00

Professora de Medicina do UNIPTAN está ranking da AD Scientific Index entre os cientistas mais influentes do mundo.

Suelen Perobelli, é professora do curso de medicina no UNIPTAN e figura no ranking AD Scientific Index 2021.

Professora Suelen Perobelli entre os cientistas mais influentes do Continente.

O AD Scientific Index 2021 publicou o ranking de cientistas mais influentes do mundo, entre os quais se encontra a professora de Imunologia do UNIPTAN, Suelen Perobelli.

Graduada em Ciências Biológicas e Mestre em Saúde pela UFJF. Possui Aperfeiçoamento em Oncologia experimental do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e Doutorado em Microbiologia/ Imunologia pela UFRJ. Possui Pós-Doutorado no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, e também pela Fiocruz-RJ.

Atualmente Suelen é professora no UNIPTAN, onde leciona as disciplinas de Microbiologia e Imunologia no curso de Nutrição e Sistemas Orgânicos Integrados III, Sistemas Orgânicos Integrados IV, Sistemas Orgânicos Integrados V, do curso de Medicina, onde também é nucleadora de TCC. Participa como membro do NAPED.

Suelen Perobelli possui artigos publicados em revistas de grande influência como Science Translacional Medicine, Journal of Immunology, e International Journal of Hematology, e acredita que estes artigos possam ter aumentado os fatores de visibilidade e citações de seus trabalhos, o que a levaram ao ranking.

Suelen destaca ainda a importância das publicações para os estudantes de medicina. " Apesar das dificuldades, é muito importante publicar na área médica. Quando publicamos algo de relevância nós influenciamos outros profissionais a conhecer outros protocolos, outras técnicas, e damos a oportunidade de seus pacientes serem tratados com procedimentos inovadores", afirma.

"Passamos por um momento conturbado de questionamentos, com movimentos anti-vacina em alta, fake news sobre medicamentos, e é muito importante que os alunos e principalmente os alunos de medicina, estejam atualizados, que conheçam a base da ciência e busquem conhecimento nos artigos científicos de grande relevância, conhecendo a literatura científica atual que está nestes artigos", destaca.

Suelen Perobelli destaca que a área de sua pesquisa de formação é sobre transplantes, especialmente “Doença do enxerto contra hospedeiro” (principal intercorrência do transplante de medula óssea), e mais recentemente, engajou em trabalhos com gerenciamento de microbiota com foco na imunomodulação para conter a doença do enxerto contra hospedeiro, além da imunomodulação microbiana em tumores e doenças autoimunes.

Sobre as atividades de pesquisa no UNIPTAN, sob sua orientação, Suelen destaca que existem muitas pesquisas em andamento." Tenho vários alunos orientados na medicina, e muitos trabalhos legais saindo. Temos trabalhos que avaliam a literatura sobre as alterações microbianas em pacientes com esclerose múltipla e pacientes com alguns tipos de tumores, avaliação do conhecimento de estudantes sobre transplante de medula óssea, avaliação da abrangência e envolvimento médico com as imunoterapias, uma abordagem bem atual, sobre as vacinas contra o virus SarsCov-2 (causador da Covid-19), e os movimentos antivacinas.” “Muitos alunos trabalhando comigo e gerando trabalhos relevantes, um destes trabalhos já submetemos à revista e aguardamos o resultado para publicação, trata um pouco sobre as possibilidades da tromboprofilaxia estendida em pacientes que tiveram Covid-19", conclui.

Fonte: