Projetos do UNIPTAN aprovados no AFYA VENTURES.

O Afya Ventures é a materialização do investimento da Afya em seu maior ativo: as pessoas do seu ecossistema! Trata-se de um centro de empreendedorismo unificado, onde alunos, ex-alunos, professores e colaboradores contarão com o suporte da companhia para desenvolver seus projetos.

O objetivo é fomentar o empreendedorismo nas Instituições de Ensino do grupo, o intraempreendedorismo corporativo e o ecossistema de inovação de saúde e educação brasileiro. O Afya Ventures 2021 foi desenhado em um programa de 8 semanas totalmente online para capacitar e formar empreendedores em fase inicial, até mesmo aqueles na fase de ideação, e ajudá-los a estruturar melhor seus projetos. Foram 30 inscrições e 17 projetos selecionados entre todas as instituições pertencentes ao grupo AFYA e entre os selecionados, dois projetos são do curso de Fisioterapia do UNIPTAN. Abaixo veja mais detalhes sobre cada um dos projetos.

O Projeto “Desenvolvimento de cadeira de rodas para crianças entre seis e dez anos de idade levando em conta características ergonômicas e biomecânicas da postura sentada” é um projeto interdisciplinar e transdisciplinar contemplando as áreas da saúde e engenharias. Esse projeto é coordenado pela professora doutora Larissa Mirelle de Oliveira Pereira, docente do curso de Fisioterapia do UNIPTAN. O cerne do projeto é a criação de uma cadeira de rodas motorizada, de baixo custo e de acordo com um perfil antropométrico traçado a partir de medidas corporais coletas de crianças na faixa etária considerada. Neste contexto, os estudantes deverão produzir uma cadeira de rodas, em PVC (Policloreto de Vinila) considerando a ergonomia e usabilidade. Este projeto se justifica pela inexistência de um modelo de cadeira de rodas de baixo custo que correlacione as variáveis do produto com as características anato-fisiológicas das crianças.

O APPRENDE FISIO é um startup que visa construir um software do tipo aplicativo móvel educacional livre para estudantes de fisioterapia do ciclo básico da graduação. O uso de dispositivos móveis (tablets e smartphones) são uma opção complementar de aprendizagem aos tradicionais livros físicos, para proporcionar maior integração dos conteúdos básicos com a futura prática profissional e, contribuir na transposição dos conhecimentos produzidos em sala de aula para as novas tecnologias digitais. O aplicativo móvel da APPRENDE FISIO foi desenhado e projetado pelo UNIPTAN, sob coordenação do professor mestre Wagner Moreira, docente do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, e sua interface de programação de software realizado pelo UNITPAC, ambas instituições do grupo Afya Educacional.