Aluno do curso de Nutrição do UNIPTAN contribui em coletânea de artigos organizada pelo Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca).

O estudante do 5º período de Nutrição do UNIPTAN, Carlos Eduardo Soares, junto à professora orientadora Larissa Mirelle de Oliveira Pereira, contribuiu com a produção do Livro “Educação e Desenvolvimento”.

Em 2020, o Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca) organizou o Congresso Interdisciplinar de Educação (INTEREDU 2020), que ocorreu entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020.

A seleção dos artigos apresentados ocorreu através do processo de peer review com double blind. O estudante do 5º período do curso de Nutrição do UNIPTAN, Carlos Eduardo Soares, junto à professora orientadora Larissa Mirelle de Oliveira Pereira, contribuiu com a produção do Livro “Educação e Desenvolvimento”, um dos seis livros publicados pelo evento. Trata-se de um relato de experiência e coleta de dados sobre a atuação em monitoria acadêmica em tempos de pandemia. O artigo em questão foi o produto final da experiência do estudante em monitoria no componente curricular “Embriologia, Genética e Evolução” realizado após processo seletivo para este fim no UNIPTAN e aconteceu no molde remoto de Educação, com atendimentos síncronos e assíncronos.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Silvia Aline Furtado, o artigo publicado consolida um resultado exitoso do trabalho desenvolvido pelo aluno com a orientação da professora Larissa. Também é um belo exemplo da capacidade de adaptação dos discentes e docentes do curso de Nutrição diante da necessidade de utilização do ensino remoto. Além disso, a publicação de um artigo produzido ainda durante a primeira metade do curso por um aluno de nossa primeira turma é motivo de grande orgulho para nós. Mostra o interesse e empenho do aluno trabalhando em conjunto com sua orientadora em buscar expandir o aprendizado além das aulas.

O aluno Carlos relatou que com inúmeros tipos de restrições devido a pandemia de COVID-19, a educação sofreu de maneira generalizada.O estudante ainda menciona que desenvolvimento do trabalho realizado durante a monitoria e posterior redação do artigo, auxiliou na aplicação de metodologias centralizadas em um aprendizado prático e autorresponsável.

O artigo publicado no livro leva o Título “Educação Universitária e a Autorresponsabilidade: análise de dados e Relato de Experiência como Monitor
no Curso de Graduação em Nutrição” e está alocado nas páginas de 192 a 207 do mencionado livro e pode ser baixado gratuitamente acessando o LINK