às 11:18:00

O UNIPTAN através do NACI, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Dia Internacional da Síndrome de Down

A celebração foi organizada pela primeira vez em 2006, a Associação de Síndrome de Down de Singapura (Down Syndrome Association Singapore) lançou e hospedou o site WDSD de 2006-2010, em nome da Down Syndrome International (DSI), para que as atividades globais fossem registradas.

Para chegar a essa data, o Governo do Brasil, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e a organizações membros foram fundamentais para que a petição internacional pudesse chegar a tantos países. Desde então, a data ganha um novo tema a cada ano para levar conscientização e informações sobre a deficiência intelectual.

Refletindo as novas maneiras adotadas em relação ao trabalho, estudo, a consultas, reuniões, eventos e muitas outras práticas do dia a dia que passaram a ser “on-line” o tema deste ano é: “Conectar”.

Características da Síndrome de Down

Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, ligado ao par 21, por isso também é conhecida como trissomia 21.

Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular. Em geral, as crianças com Síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade. Pessoas com Síndrome de Down comumente estão mais vulneráveis a uma maior incidência de cardiopatias e problemas respiratórios, cuja intensidade varia imensamente de pessoa para pessoa. Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual - o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa. Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, ligado ao par 21, por isso também é conhecida como trissomia 21.


Fonte: