Curso de Fisioterapia do UNIPTAN participa do II CONAPICS

Congresso Online Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

De 19/04 a 22/04 aconteceu o 2º Congresso Online Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - II CONAPICS. Esse congresso tem como princípio divulgar, orientar e nortear sobre o conhecimento em práticas integrativas ao público geral, contando com a possibilidade de levar seus conceitos e conhecimentos para os lugares mais remotos, possibilitando maior diversidade de pessoas e culturas. O II CONAPICS pretende reconectar, translacionar e contemplar a diversidade cultural, incentivando o saber científico conectado com a prática clínica, por meio de epistemologias que se aprofundem em metodologias que priorizem a humanização do cuidado afetivo, integrando o biopsicossocial com o meio ambiente e a espiritualidade. Entendendo a arte como caminho de conexão entre o sensível, o sutil e a intuição, a intenção é educar e promover a interdependência em saúde, emancipando o cuidado. Portanto, o tema central do II CONAPICS é PICS: Diálogos entre ciência, arte e cultura.

O curso de Fisioterapia do UNIPTAN participou do evento, com trabalhos aprovados para apresentação online e publicação em anais de eventos.

Aprovado dentre os 10 melhores para apresentação online:

- A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA, de autoria das alunas Paula Baccarini Viegas Costa da Silva, Paula Silva Almeida, Érika Bárbara Costa, orientadas pelo professor Wagner Moreira. A apresentação do trabalho aconteceu no dia 20/04 as 13:30h na página do congresso.

- REVISÃO SOBRE O USO DO HOMEOPÁTICO ARNICA MONTANA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA ASSOCIADO A REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA, de autoria das alunas Leticia Magalhães Gouvêia, Julia Monique de Paiva, Érica Cristina Muffato Souza, Gabriela Morais Cardoso, orientadas pela professora Elzira D'Santiago.

- TRATAMENTO MILENAR DO YOGA NA MELHORA DA DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA, de autoria das alunas Ana Vitória da Silva Carvalho, Ana Luíza Nanci Lobo Fernandes, Anna Beatriz Bernardes Moura, Iasmyn Aparecida Gonçalves, orientadas pelo professor Wagner Moreira.

“Nosso grupo ficou imensamente satisfeito por podermos participar do II CONAPICS, ficamos gratos pela aprovação do nosso resumo, e pela oportunidade de apresentá-lo. É um privilégio colaborar e integrar-se a um congresso que aborda assuntos tão importantes para a evolução da saúde no nosso país e no mundo. É uma experiência que nos acrescentará em nossa jornada acadêmica e profissional.”

Depoimento da discente Paula Almeida do 5° período de Fisioterapia.

“Ótima oportunidade de incentivar os alunos para o saber científico, aliando a PICs (Práticas Integrativas Complementares) à Fisioterapia Integrativa com intuito de promover conexão do conhecimento a prática clínica humanizada.”

Depoimento da docente Elzira Chiappetti.

“A participação em eventos científicos é importante para o crescimento profissional e nossos alunos e professores sabem disso e buscam sempre por boas oportunidades de divulgação de seus trabalhos. Parabenizo a todos pelas submissões e apresentações de trabalhos no CONAPiCS.”

Depoimento da coordenadora do curso de Fisioterapia, Jasiara C. Oliveira Coelho.