3º Congresso Online de Cirurgia e Anatomia organizado pela Maxillofacialtips/UNIPTAN

O curso de Odontologia do UNIPTAN é parceiro de um dos maiores grupos de cirurgia bucomaxilofacial do Brasil e renomado internacionalmente, a Maxillofacialtips. Os três Congressos Online Internacionais promovidos pelo curso de Odontologia do UNIPTAN em parceria com a Maxillofacialtips nos últimos 12 meses totalizaram 145 mil reproduções no YouTube.

Aconteceu no último sábado o 3º Congresso Online de Cirurgia e Anatomia organizado pela Maxillofacialtips em parceria com o UNIPTAN. Foram quase 50 mil reproduções do evento pelo Youtube, que integrou alunos e profissionais de 23 países e todos os estados brasileiros. O evento foi transmitido ao vivo do ITC-BH, maior instituto de treinamento em cadáveres frescos da América Latina, situado na cidade de Belo Horizonte-MG.

O coordenador do curso de Odontologia do UNIPTAN, Michel Calil Abrão Neto, integrou a equipe organizadora do evento e participou como palestrante discutindo as correlações clínicas entre a anatomia da face e as possíveis complicações cirúrgicas. De acordo com Michel Calil, o evento representou um marco histórico para o ensino anátomo cirúrgico. “Trouxemos para um congresso científico algo nunca visto antes. O evento apresentou uma abordagem multidisciplinar, integrando a Medicina e a Odontologia, de uma forma jamais vista. Totalizamos 12 horas de transmissão ao vivo com dissecação de cadáveres frescos e demonstrações de técnicas cirúrgicas relacionadas as áreas de cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia plástica, neuroanatomia, anestesiologia e implantodontia. Todo o conteúdo foi filmado e reproduzido em tecnologia 4k de imagem.”

O curso de Odontologia do UNIPTAN foi uma das instituições pioneiras na organização de congressos online no Brasil. “Procuramos estar sempre a frente do nosso tempo e buscar as melhores alternativas de ensino para os nossos alunos. A pandemia trouxe inúmeras dificuldades para todos os estudantes do país e por esse motivo optamos por inovar e entregar uma nova ferramenta de estudos para o nosso aluno. Nos últimos 12 meses, produzimos ao todo cinco grandes eventos nacionais e internacionais, e atingimos a incrível marca de 150 mil reproduções dos conteúdos gerados.”

Professor Michel Calil e a aluna Marcela Borges do 9º período do curso de Odontologia do UNIPTAN realizando práticas cirúrgicas no Hospital Nicholson Center em Orlando/USA.

Segundo Michel Calil, as instituições de ensino precisam acompanhar o desenvolvimento das novas gerações de alunos. “Não é possível obtermos resultados diferentes abordando as mesmas metodologias de anos atrás. As formas de ensinar precisam evoluir constantemente. O modelo de ensino de 5 anos atrás já não cabe mais no cotidiano atual. Aqueles que não modificarem seu mindset e não ajustarem suas práticas de ensino ao cotidiano social atual, certamente estarão cada vez mais distantes da formação de um aluno capaz de ser inserido no mercado de trabalho.”

Trabalho apresentado pela aluna do curso de Odontologia do UNIPTAN Ariele Morgado em evento científico no ITC-BH, sob orientação do professor Michel Calil.

O curso de Odontologia do UNIPTAN conta com uma estrutura nova e moderna de ensino. Inaugurado esse ano, o novo campus da instituição dispõe de um ambiente planejado com salas amplas e estruturadas para potencializar o ensino do aluno. A área avançada da Odontologia está localizada no CEM (Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas), que além das clínicas de atendimento a pacientes, conta com um moderno laboratório de habilidades odontológicas integrado com transmissão simultânea de procedimentos em alta resolução. Todos os ambientes, inclusive o auditório com capacidade para 80 pessoas, são climatizados com ar-condicionado para proporcionar um ambiente confortável para a prática do ensino.

Atualmente o curso de Odontologia do UNIPTAN é parceiro de um dos maiores grupos de cirurgia bucomaxilofacial do Brasil e renomado internacionalmente, a Maxillofacialtips. Essa parceria tem gerado excelentes resultados e ótimas oportunidades aos nossos alunos que já participaram de cursos de habilidades cirúrgicas em grandes institutos de treinamento no Brasil e nos Estados Unidos. O coordenador Michel Calil também integra o corpo docente da Maxillofacialtips e ressalta a importância da parceria. “A filosofia de vanguarda do ensino da maxillofacialtips é muito alinhada com os princípios do UNIPTAN. Acreditamos que a união de grandes parceiros de ensino proporciona cada vez mais oportunidades aos nossos alunos.”

O UNIPTAN integra o grupo AFYA Educacional, maior grupo de ensino da área médica do país. Um dos princípios do curso é evoluir nas práticas de ensino de forma constante, proporcionando ao nosso aluno uma experiência sempre inovadora e motivadora. “Um semestre nunca pode ser igual ao outro, precisamos sempre buscar uma alternativa para inovar e melhorar os nossos processos. Essa é a nossa meta!” Coordenador do curso de Odontologia – Michel Calil.