Alunos do curso de Fisioterapia do UNIPTAN participam do 8º Congresso Internacional em Saúde.

O trabalho intitulado "A Técnica Manipulativa Osteopática no Tratamento de Pacientes com Dor Crônica: uma revisão integrativa da literatura", de autoria dos alunos Lucas Dinnali Rodrigues, Ângelo Vitório de Souza Dornelas, Augusto Targino Silveira, Lorena Longatti Lara, orientados pelo Prof. Wagner Moreira, foi apresentado pelo aluno Lucas Dinnali do 5º período do curso de Fisioterapia.

O 8º Congresso Internacional em Saúde busca proporcionar espaços de discussão e reflexão sobre determinantes sociais, tecnológicos e ambientais da saúde das pessoas. Discute de forma interdisciplinar, multiprofissional, perspectivas, tendências e desafios no campo da saúde, permitindo interações, ampliação de conhecimento, experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países.

O congresso foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ e pela Universidade do Minho de Portugal, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

O trabalho intitulado "A técnica manipulativa osteopática no tratamento de pacientes com dor crônica: uma revisão integrativa da literatura", de autoria dos alunos Lucas Dinalli Rodrigues, Ângelo Vitório de Souza Dornelas, Augusto Targino Silveira, Lorena Longatti Lara, orientados pelo Prof. Wagner Moreira, foi apresentado pelo aluno Lucas Dinalli do 5º período do curso de Fisioterapia.

Para o professor do UNIPTAN, Wagner Moreira, a participação nos congressos é de extrema importância para os alunos. " Gosto de incentivar os alunos a participarem e cultivar neles o potencial que cada um tem. Participar destes eventos não é nada fácil, mas quando temos uma equipe engajada, dedicada, tudo se torna mais leve. Mais uma vez a Fisioterapia UNIPTAN apareceu em outra região do nosso Brasil, agora no sul do país".

Para Lucas Dinalli, apresentar o trabalho em um congresso internacional aumentou a motivação de abraçar a profissão de Fisioterapeuta. "Conseguir aprovar um trabalho para participar de um congresso internacional, foi muito satisfatório para mim. Fiquei muito feliz quando recebi a confirmação da aprovação e tive que investir muitas horas para o preparo do material. Me preocupou muito fazer tudo correto e detalhado para fazer uma boa apresentação. Poder interagir com outros acadêmicos e professores, visualizar seus trabalhos, acabou por aumentar minha motivação e abraçar a profissão de fisioterapeuta. Aprendi muito com o meu trabalho e com os trabalhos apresentados. Fica o meu agradecimento aos colegas de grupo e ao orientador Prof. Wagner Moreira", afirma.

Lucas Dinalli, que apresentou trabalho no  8º Congresso Internacional em Saúde.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, Jassiara Coelho, os alunos e professores do UNIPTAN vem se destacando a cada dia. "Mais uma vez o curso de Fisioterapia do UNIPTAN vem mostrando a sua força; professores capacitados e alunos engajados sempre dispostos a vencer novos desafios. Essa prática com certeza enriquecerá a formação dos nossos alunos, futuros profissionais da Fisioterapia, que se demonstram atentos em ter uma formação que vai além da sala de aula. Parabéns a todos os envolvidos!”.