às 15:13:00

Alunos do curso de Nutrição do UNIPTAN desenvolvem cartilha com receitas de alimentação saudável.

O surgimento de novos padrões de consumo tem transformado o mercado de produtos alimentícios no Brasil, ocasionado principalmente pelo aumento da demanda por alimentação fora do lar.

Além dos produtos tradicionais, alguns nichos despontaram como interessantes alternativas de negócio, tais como produtos mais saudáveis, adicionados de fibras, funcionais, dentre outros.

A produção de alimentos a nível artesanal tem sido uma possibilidade de reforçar a renda de muitas famílias no Brasil e, apenas em Minas Gerais, foi observado nos últimos anos um aumento de 28,5% de empreendedores dedicados a culinária e produção de alimentos em pequena escala. Além da geração de renda, o processamento de alimentos pode contribuir para uma maior independência financeira de indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Sob a orientação do Professor Dr. Douglas Guimarães, responsável pela disciplina de Projeto Integrador II, os alunos do 4° período do curso de nutrição, do UNIPTAN, desenvolveram cartilhas contendo receitas de alguns produtos tradicionais, com apelo mais saudável.

Segundo o professor Dr. Douglas, o objetivo foi obter produtos de alta qualidade e seguros para o consumo, com valor agregado e, que possam contribuir para a geração de trabalho e renda.
Assim, foram desenvolvidas receitas de:

Bolo de Banana Funcional: Acesse a Receita Aqui

Empadão Saudável: Acesse a Receita Aqui

Kefir: Acesse a Receita Aqui

Pão low carb com sementes de Girassol: Acesse a Receita Aqui

Sanduiche Saudável: Acesse a Receita Aqui


Fonte: