II Simpósio de Fisioterapia do UNIPTAN.

A segunda edição do evento, denominada II Simpósio de Fisioterapia do UNIPTAN: a atuação profissional, trouxe aos participantes a possibilidade de um conhecimento mais específico sobre as áreas de atuação da Fisioterapia a partir de informações e relatos de experiência de profissionais renomados em suas áreas.

Aconteceu no dia 19 de junho, de forma remota, o II Simpósio de Fisioterapia do UNIPTAN. O evento foi promovido pela coordenadora do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, Jasiara Oliveira Coelho, e pelo Diretório Acadêmico da Fisioterapia – DAFISIO, que é composto por 10 alunos do curso, sendo eles: Ana Lívia Teixeira, Bruna Canhoni, Daniele Mendonça França, Érica Cristina Muffato Souza, Gabriela Morais Cardoso, Ihann Karlo Rodrigues Gonçalvez, Luiza Morais Araújo Souza, Pedro Vitor Câmara Lopes Coelho, Roberta Noemi da Silva Santos e Thais de Oliveira Resende Jacinto.

O evento se iniciou  com um repertório musical bem animado da convidada Marina Martins e a partir das 9 horas foram iniciadas as palestras e rodas de conversa que se estenderam até às 17 horas. Os inscritos no evento tiveram a oportunidade de participar ainda de sorteios ao meio dia e no encerramento do evento.

Dentre as áreas de atuação abordadas estavam a Fisioterapia Dermatofuncional representada pela fisioterapeuta Ana Carolina Rufini, a Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal representada pela fisioterapeuta Evelim Gomes, a Fisioterapia em Oncologia com a fisioterapeuta Flávia Vital, a Fisioterapia na Saúde da Mulher com Dayse Andrade, a Fisioterapia em Neuropediatria com Amanda Giarola e a Fisioterapia Esportiva com a participação especial do fisioterapeuta do Cruzeiro Esporte Clube, Eduester Rodrigues.

Para a coordenadora do curso, Jasiara Oliveira, organizar o evento foi muito gratificante. "Contamos com a participação de grandes profissionais da Fisioterapia e o evento proporcionou aos inscritos um amplo conhecimento e também um gostinho de quero mais sobre cada uma das áreas de atuação. Agradeço a todos os inscritos e aos palestrantes que foram extremamente receptivos com a proposta e compartilharam de um modo tão dedicado seus conhecimentos. Agradeço a todos que tornaram possível a realização do evento, em especial aos alunos do Diretório Acadêmico que organizaram com muita competência e carinho o evento.” - afirma.

“Acredito que o II Simpósio de Fisioterapia do UNIPTAN tenha sido de grande proveito para nós, alunos de Fisioterapia, assim como para os já graduados. Ao longo do dia, tivemos a presença de vários Fisioterapeutas que atuam em diferentes áreas. Foi possível conhecer melhor a vivência do profissional em sua área de atuação, o modo como eles lidam com seus pacientes, como desenvolvem seus trabalhos e condutas e também saber um pouco de seus objetivos e anseios. Todos os profissionais apresentaram com muito carinho a sua área de atuação, o que nos mostrou que a Fisioterapia é ampla e está se desenvolvendo cada vez mais; sendo fundamental cada um seguir o seu coração e as sua aptidões. O Simpósio foi um momento de interação e de muita aprendizagem, o compartilhamento de informações acadêmicas e científicas é muito importante para todos nós. Espero que tenham mais edições em breve",  ressaltou Carolina Ribeiro da Silva, aluna do 3ºperíodo de Fisioterapia do UNIPTAN.

O Diretório Acadêmico de Fisioterapia do UNIPTAN (DAFISIO) destacou a importância do evento. " Primeiro, diante da missão de organizar o 'II Simpósio de Fisioterapia UNIPTAN: A atuação profissional’, foi muito desafiador e gratificante ao mesmo tempo, pois com o resultado final vimos que realmente saiu conforme planejamos. O evento foi considerado de extrema importância e bastante enriquecedor, porque durante os dois turnos foi possível apresentar algumas possíveis áreas de atuação da Fisioterapia após a formação acadêmica, as quais foram representadas com maestria por profissionais renomados e apaixonados pelo que fazem. Esse simpósio foi uma forma de nos incentivar também em relação ao nosso curso, para uns ajudou a reafirmar a especialidade que deseja seguir e para outros proporcionou uma nova visão quanto algumas áreas que às vezes nunca nem pensaram ou não tiveram interesse antes. E por último, só temos a agradecer a todos os elogios realizados pelos participantes, nos mostrou que realmente fizemos um evento que transmitiu muito conhecimento, seja para estudantes de Fisioterapia, fisioterapeutas, professores ou futuros estudantes.