Curso de ACLS promovido pela UNIMED e SOMITI acontece neste fim de semana no UNIPTAN.

Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular será oferecido pela SOMITI (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva) e tem como público alvo, profissionais da saúde.

Neste fim de semana, nos dias 10 e 11 de julho,  o UNIPTAN vai sediar o curso de ACLS, Suporte Avançado de Vida Cardiovascular, promovido pela UNIMED e realizado pela SOMIT, Sociedade Mineira de Terapia Intensiva e tem carga horária de 16 horas.

Os instrutores da SOMITI são os professores do UNIPTAN, Allyson Dangelo, Gustavo Carvalho, Isabella Soter e Luciana Gontijo.

O curso tem como público alvo os profissionais da área da saúde, mais especificamente médicos e enfermeiros, que neste curso especificamente, já foram selecionados previamente.

O curso aborda algumas particularidades de emergências cardiológicas, principalmente o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, taquiarritmias, bradiarrtimias, parada cardiorrespiratória e cuidados pós parada cardiorrespiratória.

Nos dois dias de curso são ministradas aulas teóricas e práticas. As aulas práticas, que são maioria no curso, são realizadas em estações práticas que vão acontecer pelo UNIPTAN , onde são abordados os manejos dos pacientes que tem uma condição cardiovascular grave, um contexto muito vivido nas emergências. Para o instrutor da SOMIT e professor do curso de Medicina do UNIPTAN, Gustavo Carvalho, o curso aborda temas que são muito importantes dentro das emergências dos hospitais. "Os pacientes graves que são abordados nestas condições, precisam ser tratados de uma forma muito rápida, uma condição muito específica. E o aluno deste curso aprende a lidar com a situação destes pacientes de forma muito resolutiva", afirma.

Ainda segundo Gustavo, os alunos devem ter conhecimento prévio das teorias para que seja possível aplicar à prática. " Para se alcançar o êxito nestas práticas é necessário muito treinamento e estudo e nós passamos aos alunos do curso todos estes protocolos práticos através da simulação", conclui.

Ao final do curso os alunos são submetidos a 2 provas, 1 prática e outra teórica. Na prova prática o aluno deve liderar uma equipe e passar instruções ou dar comandos para que o paciente seja tratado diante de vários cenários que podem acontecer dentro do contexto das doenças cardiovasculares.

Saiba mais sobre a SOMITI AQUI