às 10:00:00

Projeto de Extensão Gestação e Saúde inicia Campanha de arrecadação.

O projeto de extensão Gestação e Saúde, realizado pelas alunas Alice Resende Matos e Luana Casagrande e orientado pela Professora Marcela Nolasco, do curso de Enfermagem inicia neste mês de setembro uma campanha de arrecadação de roupinhas infantis, brinquedos e fraldas. As doações podem ser feitas até o dia 12 de outubro de segunda a sexta de 08:00 hs às 17:00 hs na Coppexi, no quarto andar do UNIPTAN. Todos os itens arrecadados serão destinados às famílias assistidas pelo projeto.

O Gestação e Saúde, teve início em agosto deste ano, com duração prevista de um ano. A inciativa tem como objetivos formular atividades educativas que possibilitem o aprendizado por parte da comunidade sobre temas referentes à gestação, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido até a fase da infância.

Por meio de encontros mensais, realizados de maneira híbrida, virtualmente, através da plataforma zoom e presencialmente no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas do UNIPTAN, as idealizadoras do projeto pretendem fomentar um espaço de educação em saúde, a fim de possibilitar o preparo da mulher para viver a gestação e o parto de forma positiva, integradora, enriquecedora. Tendo em vista a articulação entre as mães, frente à assuntos de relevância ao universo feminino, o projeto também pretende contribuir com o empoderamento feminino. 

É importante destacar que uma assistência pré-natal adequada é fundamental para a obtenção de bons resultados na gestação e no puerpério. Nesse sentido, o projeto Gestação e Saúde, utiliza do tripé pesquisa/extensão/ensino para incrementar a prática de atividades de educação em saúde junto às gestantes usuárias da rede básica de saúde, com o intuito de promover a integralidade das ações voltadas para a saúde da mulher.

Diante do cenário pandêmico e de crises que estamos vivenciando, as idealizadoras do projeto compreenderam a necessidade de articular aos propósitos do projeto, uma campanha de arrecadação de fraldas, brinquedos e roupas de bebê, a fim de minimizar as preocupações familiares e concomitantemente, auxiliar as famílias assistidas pelo projeto.

O projeto Gestação e Saúde, é uma iniciativa do curso de Enfermagem e está ligado ao Grupo de Pesquisa Nascer em Minas, liderado pela professora Marcela Nolasco.
Se você está grávida ou conhece alguma mulher gestante, venha participar conosco por meio do grupo de Whatsapp no seguinte link: https://chat.whatsapp.com/H64RgyBV0uUIOGAIn8drep. 

É importante ressaltar que o grupo do projeto no Whatsapp é exclusivamente voltado para as gestantes. Mas você pode acompanhar todas as informações por meio das redes sociais do projeto, no Instagram (@gestacaoesaude) e no Facebook (Gestação & Saúde).

Instagram:
@gestacaoesaude

Facebook:
Gestação & Saúde


Fonte: