às 10:30:00

9 dicas que te ajudarão a se preparar na reta final do ENEM.

Preparação para o ENEM.

Medicina, Psicologia, Engenharia, Educação Física, Administração: seja qual for o curso que você escolher, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingressar nas instituições de Ensino superior e, portanto, concretizar o seu desejo. Porém, para conquistar uma nota satisfatória no teste, é necessário se preparar, tanto nos períodos anteriores à prova quanto na reta final para ela.

Para te ajudar nesse momento, separamos algumas dicas capazes de tornar a sua preparação mais completa e eficaz. Confira!

Como posso fazer essa preparação?

Ainda que falte pouco tempo para o tão esperado ENEM, sempre é uma boa hora para se preparar para essa prova. Porém, é importante saber a forma correta de fazer isso, de forma que seu corpo e sua mente não sejam prejudicados. Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:

1- Faça revisões

O momento focado em entender os conteúdos por completo desde o início já se foi. Agora, o tempo de preparação para o tão esperado ENEM deve ser direcionado às revisões. Procure rever os seus resumos, esquemas e anotações principais com objetivo de retornar às matérias e se certificar de que todos os pontos foram compreendidos. Refazer provas antigas do exame também é uma boa opção para esse momento.

2- Esclareça suas dúvidas

Ainda que o período de preparação para o ENEM deva ser focado em revisões, não deixe de tirar dúvidas e buscar entender conteúdos nos quais você possui dificuldade. Estude novamente as matérias que você ainda não entendeu perfeitamente e procure solucionar os seus questionamentos com professores ou colegas que dominam o assunto.

3- Se planeje

Para revisar todas as matérias por completo e tirar as suas dúvidas, é preciso se planejar. Para isso, elaborar um cronograma pode ser de total importância. Ele irá garantir que você abordará todos os conteúdos em sua revisão. Te ajudará ainda a se organizar de modo que o seu tempo seja suficiente para realizar as suas outras atividades essenciais, como lazer, alimentação e sono.

4- Consuma conteúdos mais leves

É normal que você fique mais estressado e tenso durante o período preparatório para o exame. Por isso, sempre que possível, procure consumir conteúdos mais leves, que sejam educativos, interativos e instigantes ao mesmo tempo. Bons exemplos desses materiais são: videoaulas, podcasts, documentários e até mesmo músicas.

5- Dobre a atenção aos seus hábitos

Para manter a saúde em dia, é sempre importante se concentrar em cultivar bons hábitos. Entre eles estão: se alimentar seguindo uma dieta nutritiva, dormir o tempo necessário para o seu organismo, respeitar os momentos de lazer, praticar atividades físicas e exercitar a mente. No período pré-prova, dobrar a atenção para costumes como esses é uma forma importante de preparar o seu corpo para o grande desafio que está por vir.

6- Leia o regulamento

É interessante que você, tempos antes de realizar a prova, se atente ao regulamento dela. O edital do exame contém informações importantes como regras, cronogramas e obrigações de quem participa. Leia-o e marque os pontos principais, se certificando de que eles serão lembrados. Essa atitude é uma forma de precaução, que garante o domínio das normas e elimina a possibilidade de que você seja desclassificado/eliminado do teste por infrações que poderiam ser evitadas.

7- Relembre os temas importantes

Uma dica essencial é, durante toda a sua preparação para o ENEM, construir uma listagem de temas da atualidade que podem ser assunto das questões ou até mesmo da redação do exame. Dessa forma, tempos antes da prova, você pode acessar essa relação novamente e revisar os assuntos presentes nela. Isso garante que você não seja pego de surpresa, estando preparado para lidar com os tópicos que forem apresentados no teste.

8- Percorra o trajeto até o local da prova

Para evitar que atrasos (seguidos de desclassificação) aconteçam, uma dica importante é, tempos antes do ENEM, percorrer o trajeto da sua casa até o seu local de prova. Dessa forma, será possível calcular com maior precisão quanto tempo você - ou o condutor do veículo que te levará ao exame, se for o caso - precisará para percorrer esse caminho no dia do teste. Essa forma de precaução também facilitará o costume com o percurso, evitando a desorientação no dia decisivo.

9- Relaxe!

Para afastar as emoções negativas trazidas pelo estresse e pela ansiedade pré-prova, é importante que você procure relaxar. Por isso, certifique-se de que o seu cronograma de horários contemple momentos de descanso. Durante o seu tempo livre, dê prioridade para atividades que te relaxem e despertem boas sensações em você. Alguns exemplos são: ler, assistir a filmes, praticar yoga e fazer exercícios físicos. Separar um tempo para essas práticas te ajudará a preparar seu corpo e sua mente para a tensão envolvida no exame.


Lembre-se também que estudar horas antes da prova pode aumentar o seu nervosismo. Por isso, o melhor a se fazer nesse momento é se acalmar e confiar em toda a sua aprendizagem prévia. Boa sorte!


E aí: como está a sua preparação para o ENEM? Se a resposta não é muito positiva, está esperando o quê? 


Baixe o e-book Guia completo ENEM e saiba todas  as informações do exame e dicas para se preparar. 

Baixe o E-book AQUI


Fonte: