às 15:43:00

CEM divulga Relatório de Indicador Quantitativo dos atendimentos médicos realizados no ano de 2021.

Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas do UNIPTAN (CEM) realizou mais de 11mil atendimentos à população de São João del-Rei e Região no ano de 2021.

O CEM, Centro de Especialidade Médicas e Odontológicas do UNIPTAN em parceria com a Prefeitura de São João del -Rei, divulgou o Relatório de Indicador Quantitativo dos atendimentos médicos realizados no ano de 2021.

Foram realizados 11.790 procedimentos no ano de 2021, perfazendo uma média de 982 atendimentos mensais à população de São João del -Rei e região.

NO CEM são oferecidos atendimentos em diversas especialidades médicas como: Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Psiquiatria, Neurologia, Infectologia, Nefrologia, Cardiologia, Endocrinologia, Dermatologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Clínica e Pequenas Cirurgias. Para atendimento Odontológico, excluem-se apenas Ortodondia e Implantes, todas as outras especialidades são ofertadas. Para assistência em Enfermagem promove-se a realização de cuidados em feridas e coleta de material para exame Papanicolau.

Dentre os procedimentos médicos mais procurados pelo CEM estão os atendimentos em pediatria, clínica médica e ginecologia com um total de 1989 atendimentos realizados no ano.

O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Nicolau Carvalho Esteves (CEM), é uma parceria entre o UNIPTAN e a Prefeitura Municipal de São João del -Rei e foi inaugurado no dia 12 de abril de 2018 e funciona como uma Clinica Escola, atendendo às demandas da população da cidade e da região, tendo como principal objetivo o ensino, aliando teoria à prática, proporcionando ao aluno a vivência do atendimento em saúde do contexto inserido na comunidade.

O aluno é acompanhado durante todo o período de atividades no Cem por professor devidamente especializado na área de atuação, o que garante uma assistência qualificada e individualizada à população e também maior segurança para o aprendizado, suprindo as expectativas da prática ambulatorial na profissão.

A estrutura física garante um ambiente favorável ao aprendizado e possibilita uma assistência adequada para cada tipo de atendimento. O Espaço conta com áreas destinadas ao estudo, consultórios médicos e odontológicos e ambientes para procedimentos de Enfermagem. São 10 consultórios Médicos, 01 consultório cirúrgico com 03 salas integradas para pequenas cirurgias, 01 sala de assistência em feridas, 01 laboratório de Odontologia e 19 consultórios integrados para atividades odontológicas, além de 01 auditório para aulas teóricas e todo ambiente técnico administrativo.

Os atendimentos médicos do 1º semestre de 2021 no CEM, tiveram início em 22 de fevereiro e término em 09 de julho. Devido a pandemia gerada pela covid-19, fez-se necessário um recesso no período de 13 de março a 2 de maio.
Os atendimentos médicos do 2º semestre de 2021 no CEM, tiveram início em 02 de agosto e término em dezembro.

O CEM fica localizado na Av. Oito de Dezembro, nº99, Centro.

Média de atendimentos/procedimentos 2021

Medicina: total de 3.965 atendimentos no decorrer de 9 meses de atividades. Perfazendo uma média mensal de 440 atendimentos.
Enfermagem: total de 784 atendimentos no decorrer de 10 meses de atividades. Perfazendo uma média mensal de 78,4 atendimentos.
Odontologia: total de 7.401 procedimentos no decorrer de 10 meses de atividades. Perfazendo uma média mensal de 740,1 atendimentos.

Acesse o relatório completo AQUI


Fonte: