às 09:29:00

Coordenadora do curso de Fisioterapia do UNIPTAN publica artigo científico em revista internacional (Qualis A1).

O trabalho publicado consolida ainda mais a pesquisa conduzida pelo grupo que desenvolveu uma forma de estimulação elétrica cerebral profunda (NPS – Non Periodic Stimulation) como tratamento alternativo para doenças neurológicas.

A professora e coordenadora do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, Jasiara C. O. Coelho, publicou nesta última semana, o artigo intitulado “Persistence of neural function in animals submitted to seizure-suppressing scale-free nonperiodic electrical stimulation applied to the amygdala” na revista Behavioural Brain Research que é um periódico científico internacional que tem Qualis/CAPES A1, nota máxima de avaliação para periódicos científicos.

O trabalho foi desenvolvido durante a iniciação científica da aluna Larissa Réboli, do Laboratório Interdisciplinar de Neuroengenharia e Neurociências (LINNce) da UFSJ, sobre colaboração da prof. Jasiara durante seu pós-doutorado. O trabalho publicado consolida ainda mais a pesquisa conduzida pelo grupo que desenvolveu uma forma de estimulação elétrica cerebral profunda (NPS – Non Periodic Stimulation) como tratamento alternativo para doenças neurológicas.

Jasiara iniciou sua trajetória profissional em 2007 quando começou a graduação em Fisioterapia, posteriormente fez mestrado e doutorado em Bioengenharia de Sistemas Neuronais pela UFSJ, sob orientação do prof. Dr. Vinícius Cota, e fez pós-doutorado em Análise e modelagem/controle de sistemas biológicos pela UFSJ/Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET). Durante o doutorado cursou um período sanduíche no Instituto do Cérebro em Natal/RN tendo a oportunidade de trabalhar com um dos grandes nomes da Neurociência nacional e internacional, o prof. Dr. Sidarta Ribeiro.

Atualmente Jasiara é professora e coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Educação Física do UNIPTAN, além de fazer parte dos núcleos estruturantes dos mesmos e ser membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição.

“Sempre gostei de trabalhar com pesquisa científica e durante a minha vida acadêmica busquei pelo máximo de oportunidades para associar a prática à teoria. A pós-graduação me trouxe muitas oportunidades de participar de grandes eventos científicos e de fazer publicações das descobertas do nosso grupo de pesquisa em revistas internacionais renomadas como essa. Hoje me sinto muito feliz de conciliar três antigas paixões à uma nova: Fisioterapia, pesquisa, docência e o trabalho de gestão quanto coordenadora de curso, além de ter a oportunidade de incentivar meus alunos, futuros profissionais, a buscarem sempre mais”, afirma a coordenadora e autora da publicação, Jasiara Coelho.


Fonte: