às 14:00:00

5 razões para estudar com simulados para o vestibular de medicina.

Existem inúmeras técnicas de estudo empregadas por aqueles que esperam ingressar na graduação. Mas, se você espera seguir carreira médica, os simulados para o vestibular de medicina terão um grande papel no seu processo de aprovação.

Isso porque tal qual ocorre com os demais vestibulandos, estudantes que pretendem cursar medicina têm, por meio da realização dos simulados, a oportunidade de identificar pontos fortes e fracos e ajustar seu programa de estudos com o diferencial de também poderem observar quais são os temas mais recorrentes nas provas das universidades do seu interesse.

Antes de que você invista na realização dos simulados, no entanto, vale lembrar que é muito importante que você esteja, ao menos, razoavelmente preparado. Para isso, crie um plano de estudos e saiba como estudar para medicina.

5 razões para investir nos simulados para o vestibular de medicina:

1-Simulados permitem que você teste seus conhecimentos– ou seja, por meio deles, é possível identificar áreas de domínio e pontos a serem aprimorados em seus estudos.

2 - Ajudam a melhorar as estratégias de estudo – uma vez que você reconhece seus pontos a serem melhorados, poderá dedicar mais tempo a determinados aprendizados ou testar novas abordagens para fixar o conteúdo estudado.

3 - Permitem que você se familiarize com a dinâmica da prova – conhecer a estrutura das provas, o modo como os enunciados são apresentados e o que se espera em cada questão ajuda a reduzir a ansiedade quando chegar o dia do vestibular pra valer.

4- Favorecem o ganho de agilidade na elaboração de respostas – quanto mais treinado você estiver, maior será a chance de ter de empregar menos tempo em cada resposta e menor a possibilidade de que o tempo de prova se encerre sem que você a tenha completado

5- Contribuem para a identificação dos temas mais recorrentes – quanto mais simulados você fizer, maior será o potencial de identificar os temas que mais aparecem nas provas.

Recomendações práticas para que você faça um bom simulado

Agora que você já reconheceu a importância de estudar por meio de simulados para o vestibular de medicina, vamos deixar aqui algumas orientações e recomendações que podem contribuir para um bom desempenho no teste. São elas:

*Prepare-se para fazer o simulado como se fosse o dia da prova;
*Procure um ambiente adequado, em que você possa fazer o simulado sem interrupções;
*Comporte-se como se fosse o dia da prova. Ou seja, faça uma refeição adequada e tenha água e lanche por perto, para o caso de sentir fome.

Depois de concluir o simulado, ao conferir o resultado, é importante fazer uma autoanálise franca do desempenho, relembrando inclusive quais foram as questões acertadas na base do “chute”. Esse é um dos aspectos que ajudam a orientar melhor a continuidade do aprendizado.

Outro ponto essencial é não relaxar no tempo dedicado aos estudos em situações em que o desempenho tenha sido bom. Vale lembrar que uma prova nunca é igual a outra e que a concorrência é outra barreira a ser vencida para aqueles que têm o objetivo de ingressar na faculdade de medicina.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas. E se você busca iniciar a carreira médica, inscreva-se no Processo Seletivo Medicina 2022/2 do UNIPTAN.


Fonte: