às 10:15:00

9 sites que todo estudante de Medicina precisa conhecer.

O início da graduação em Medicina é um momento especial que pode facilmente tornar-se estressante. Em meio a tantas novidades, coisas importantes, como datas de eventos e boas fontes de conteúdo, podem acabar passando batido enquanto você se preocupa em montar uma rotina de estudos adequada a esta nova fase da sua vida. Logo, para percorrer seis anos de curso com boas notas e sem perder a cabeça, toda ajuda é bem-vinda. Eis aqui a nossa contribuição: uma lista de nove sites que serão seu braço direito daqui para frente. Aproveite!

1) Histology Guide

Uma das principais matérias do curso de Medicina é a Histologia, que trata sobre a composição estrutural de células, tecidos e órgãos. Porém, a necessidade de marcar um horário para utilizar os microscópios disponíveis na faculdade pode ser um obstáculo aos estudos. Principalmente, às vésperas das provas, pois todos os seus colegas de classe estarão em situação idêntica à sua.

Foi para te ajudar desde o início do curso que nós começamos nossa lista logo com o Histology Guide. Neste site, você encontrará uma imensa variedade de lâminas para analisar e estudar sem pressa e no conforto do seu quarto, podendo assim visualizar cada uma várias vezes e em profundidade, com o auxílio do zoom. As imagens são organizadas por categorias e, ao abri-las, você encontrará também legendas explicativas à direita.

2) Free Medical Journal

Falou que é 0800, o estudante de Medicina já está assinando em baixo. Não é mesmo? Brincadeiras à parte, a gratuidade do acesso é sim uma das vantagens do portal Free Medical Journal, mas não é nem de longe a única. Neste há uma vasta quantidade de revistas médicas e de artigos de vários autores internacionais disponíveis para download.

3) Khan Academy

De doenças hematológicas à fisiologia avançada do sistema endócrino, e muito mais. O site Khan Academy é uma excelente fonte de conteúdo, pois oferece esquemas e vídeos sobre várias matérias diferentes da graduação em Medicina. Logo, você não terá por que se preocupar caso perca uma aula por qualquer motivo nem quando a explicação do seu professor não for o suficiente para uma compreensão total.

Além disso, há tanto abordagens de assuntos que são úteis para alunos do ciclo básico quanto àqueles que já estão praticando na clínica-escola. Para estes períodos mais avançados, as explicações dão mais suporte aos estudos de tratamento, rastreio, diagnóstico e patologias.

4) Radiology Masterclass

Para aprender sobre radiologia, revisar a matéria e ficar craque no diagnóstico por imagem, você precisa conhecer o Radiology Masterclass. Neste site você encontrará uma série de Raios-X saudáveis e alterados. Assim, colocando um do lado do outro, você poderá comparar duas ou mais exames e aprenderá muito ais sobre o assunto. Ao passar o mouse por cima de uma imagem, o próprio site também já aponta o que há de errado em cada parte e quais estão em estado normal.

5) Raciocínio Clínico

Este site será essencial durante o seu Internato. Isso porque o Raciocínio Clínico foi criado com o propósito de ajudar estudantes de Medicina a pensarem como médicos experientes, pois desse modo menos erros são cometidos na hora da anamnese.

Há muitos artigos disponíveis sobre os processos mentais envolvidos no raciocínio clínico, ou seja, na lógica por trás das entrevistas e dos exames ambulatoriais necessários à identificação de uma doença. Se você também acredita que a excelência do atendimento para maior assertividade deverá ser a sua bússola profissional como médico, já pode acessar o site para matar a sua curiosidade.

6) Canal Saúde

Este portal de notícias e de conteúdo proprietário sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) é gerenciado pelo Instituto de Pesquisa Fiocruz desde a sua criação em 1994, quando ainda era um canal da TV aberta. Com o propósito de construir cidadania, seus produtores enfocam a produção de documentários e séries educativas.

Durante a pandemia, por exemplo, foi criado o podcast CoronaFatos no Canal Saúde para conscientizar a população quanto à COVID-19, sanar dúvidas e desmentir fake news sobre a vacinação, entre outros temas. Portanto, vale a pena manter este site em seu radar para estar sempre atualizado sobre o contexto sanitário brasileiro.

7) Stanford Medicine 25

Outro site que vai te ajudar muito a aprimorar-se em semiologia por meio de vídeos explicativos será o Stanford Medicine 25. Esta área de estudo, também conhecida como propedêutica, é dedicada à análise médica que é feita a partir dos sinais e dos sintomas apresentados pelos pacientes.

Ou seja, refere-se a técnicas específicas que são utilizadas na hora de realizar os exames físicos dos seus pacientes, iniciados na clínica-escola. Por meio dos vídeos da faculdade de Stanford, você aprenderá a examinar quase todos os sistemas, com professores renomados internacionalmente.

8) Academia Brasileira de Ciências

Conferências, simpósios, congressos e seminários on-line ou presenciais. Todo estudante de Medicina já começa a graduação ávido por oportunidades de estar mais próximo do meio médico, de conhecer pessoas da área e, claro, aprender mais com profissionais de outras universidades. No portal da Academia Brasileira de Ciências, você encontrará uma aba exclusiva para divulgação de eventos. Vale lembrar que, caso você vá a algum deles, a sua participação servirá como horas complementares, então, fique de olho!

9) PEBMED

De médicos para médicos (ou quase). O PEBMED é um ótimo site para conhecer tudo sobre cada uma das especialidades, desde notícias às tendências da área, o que pode ser bastante útil na hora de escolher para quais Ligas Acadêmicas você quer entrar.

Há também podcasts sobre temas variados como: complicações no parto, eficácia de medicamentos e dicas sobre as melhores práticas médicas em certas situações, por exemplo. Além disso, sempre que você precisar checar alguma doença na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), ela estará a um clique por meio deste site.

Saia na frente!

Munido com estes nove sites, você já está mais preparado para começar o seu curso sem surpresas. Graças à internet, o conhecimento nunca foi tão livre e acessível, portanto, faça bom proveito e compartilhe com seus colegas de turma.

Daqui um tempo, mais precisamente uns cinco anos, você estará em busca de novas fontes de conteúdo que te ajudem a caminhar em direção à residência ou à especialização. Mas não se preocupe! Nós da UNIPTAN continuaremos aqui para te ajudar, com o Manual da Carreira Médica. Clique aqui para baixar o seu!


Fonte: