às 15:00:00

Professores do Uniptan publicam capítulo de livro internacional.

A coordenadora e professora do curso de Biomedicina, Samyra Giarola Cecílio e o professor e coordenador adjunto do curso de Medicina Luiz Eduardo Canton Santos, tiveram um capítulo de livro intitulado “Efeito despolarizante do influxo de cloreto através do KCC e NKCC durante atividade epileptiforme não sináptica” publicado na Springer, série IFMBE Proceedings. Tal publicação é uma publicação oficial da Federação Internacional de Engenharia Médica e Biológica (IFMBE).

A série reúne os anais de várias conferências internacionais, que são organizadas ou endossadas pela Federação. Os livros publicados nesta série relatam descobertas de ponta e fornecem uma pesquisa informativa sobre os tópicos e avanços mais desafiadores nas áreas de medicina, biologia, engenharia clínica e biofísica.

O capítulo traz a discussão de como o fluxo de cloreto para dentro das células neuronais, por meio de proteínas transportadoras específicas, pode levar à um equilíbrio interno de cargas elétricas que facilita a ativação por despolarização dessas células. O trabalho foi feito por meio de experimentos com tecidos hipocampais de ratos e os dados foram analisados utilizando modelos computacionais para compreender os fluxos iônicos e a dinâmica celular.

Fonte: