às 10:54:00

Professor do curso de Educação Física do UNIPTAN publica capítulo de livro.

O professor do curso de Educação Física do Uniptan, prof. Msc. Bruno Ferreira Mendes, publica capítulo de livro em parceria com Gabriela Campos de Almeida, Nádya Ribeiro Corrêa, Caíque Olegário Diniz e Magalhães, Marco Fabrício Dias-Peixoto, Ricardo Cardoso Cassilhas e Isabela Resende Silva no livro Saúde em foco: abordagens contemporâneas, da Editora Brazilian Journals.

O capítulo foi intitulado de “Consumo de cocaína/crack no contexto da gestação: estudo do perfil socioeconômico das gestantes e desfechos perinatais”, o texto trata sobre a utilização de drogas por parte das gestantes, tendo como objetivo comparar o perfil socioeconômico das gestantes usuárias (expostas) e não usuárias (controle) de cocaína/crack e seus desfechos perinatais.

Para os autores, o tema se torna relevante, uma vez que o uso de drogas é considerado um problema de saúde pública. Segundo o estudo as gestantes usuárias de drogas apresentaram um perfil de fragilidade socioeconômica e bebes com menor estatura e perímetro cefálico ao nascimento. Portanto, a exposição do feto à substancias ilícitas intra-útero gerou piores desfechos perinatais nos recém-nascidos.

O livro está disponível no link:

https://www.brazilianjournals.com.br/assets/ebooks/O128Wbc767oKkYEZs34dzlD59U5aG72T.pdf


Fonte: