Projeto multidisciplinar de cadeira de rodas sustentável do UNIPTAN é destaque na TV Integração

O projeto de cadeira de rodas automatizada utilizado como material tubos tipo PVC, traz uma nova tecnologia com uma perspectiva sustentável e de baixo custo para os usuários. O projeto é fruto de iniciação científica desenvolvida no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves e tem como foco o atendimento às necessidades das crianças portadoras de deficiências físicas motoras nos membros inferiores.

Com uma equipe Multidisciplinar, o trabalho vem sendo realizado levando em conta a segurança, necessidades e os sentimentos do usuário, pois o maior foco deste projeto é a criança cadeirante. Pensando nessas necessidades, identificamos formas de inclusão e facilidade para o usuário, sem perda de sua autonomia, permitindo realizar variados tipos de atividades em sua vida. A cadeira projetada responde a comando via joystick e também opera por meio de comando via bluetooth.
Recentemente, o projeto participou de um processo seletivo no CATALISA-ICT. O edital contou com a inscrição de 1.164 propostas. Nosso projeto da cadeira de rodas faz parte dos 270 selecionados para receber aporte financeiro e mentorias.
O CATALISA ICT é uma iniciativa do Sebrae e parceiros (Wylinka, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Fundep, INPI Brasil - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Anprotec, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Associação Fortec).
Os membros do projeto, esperam que com o aporte de R$ 150 mil e apoio especializado, possam colocar essa solução no mercado, uma cadeira de rodas construída idealmente para crianças, de “brasileiros para brasileirinhos”
Equipe do projeto: Profa. Samyra Cecílio, Profa. Martinelle Rocha, Profa. Simone Melo, Profa. Larissa Mirelle e os alunos Bruno Boari e Jonatas Luciel.

Veja a matéria completa em:  https://globoplay.globo.com/v/10683795/