às 10:49:00

Acadêmicos do curso de Fisioterapia do UNIPTAN visitam CTE da UFMG e CARE do Cruzeiro.

No último dia 14 de junho, os acadêmicos do curso de Fisioterapia do UNIPTAN, acompanhados pelo Prof. Wagner Moreira, estiveram presentes no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro Avançado de Reabilitação Esportiva (CARE) do Cruzeiro, em Belo Horizonte.

As visitas em ambos os locais tiveram como objetivo promover a integração entre a teoria e a prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos até este momento, proporcionando a eles uma formação mais ampla. As visitas permitiram que os acadêmicos observassem o ambiente real do CTE/UFMG e CARE Cruzeiro em pleno funcionamento, sua dinâmica e organização.

No CTE a visita foi guiada por Renato Guerreiro, que apresentou a estrutura e como acontece o acompanhamento de atletas paralímpicos de alto rendimento com atendimento multidisciplinar de fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física da UFMG. O CTE foi inaugurado em 2015 e conta com pista de atletismo, ambientes para treinamento de força, laboratórios, salas de fisioterapia, academia e piscina olímpica.

No CARE do Cruzeiro, a visita foi guiada pelo fisioterapeuta coordenador do serviço de fisioterapia da Toca da Raposa I e II, Dr. Eduester Lopes, e contou com a presença da fisioterapeuta Gerente de Saúde e Performance do clube Dra. Natalia Bittencourt. O CARE foi inaugurado em 2007 na Toca da Raposa II. O setor, que trabalha de forma multidisciplinar, conta com modernos equipamentos como Plataforma de Vibração, dinamômetro isocinético e esteira antigravitacional. Os acadêmicos puderam ver a reabilitação de alguns atletas, como do atacante Jajá, entretanto dentro do clube as fotos com jogadores são proibidas.

Estiveram presentes na visita os acadêmicos: Adelaide Andrade, Ana Flávia Resende, Anna Beatriz Silva, Anna Clara Lima, Érica Muffato, Júlia Paiva, Laís Vieira, Lisandra Paola, Lorena Longatti, Lucas Dinalli, Manuela Delamare, Maria Estela dos Reis, Patrícia Santos e Paula Almeida.

O UNIPTAN agradece o CTE/UFMG e CARE Cruzeiro pela acolhida de nossos alunos e professor durante as visitas.


Fonte: