5 cursos que mais empregam no Brasil.

Escolher um curso superior por paixão e vocação é muito importante para que sua vida profissional não seja um fardo a ser carregado oito horas por dia, sete dias por semana, até que, enfim, cheguem as férias. Mas é claro que a empregabilidade, ou seja, a capacidade de manter-se ativo no mercado de trabalho, também precisa ser levada em consideração, pois a independência financeira é um combustível para a realização de muitos sonhos. Então, se você está em dúvida entre duas ou mais graduações, confira a lista que fizemos com os cinco cursos que mais empregam no Brasil atualmente.

1) Enfermagem
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a enfermagem apresentou saldo positivo em 2020, com mais de 52 mil contratações. Em grande parte, isso aconteceu devido à alta demanda por mão de obra durante a pandemia. No entanto, o World Economic Forum já estimou que haverá demanda para quase seis milhões de enfermeiros até 2030.

Não à toa, este curso superior está em alta, com uma grande oferta de vagas. O que poucos sabem é que existe uma boa variedade de carreiras a escolher após a graduação, para além do trabalho interno em clínicas e hospitais. Algumas das menos conhecidas são: a estética, a forense, a de pesquisa clínica e a de resgate, que atua no setor pré-hospitalar de emergência.

2) Biomedicina
Também com base nos dados do Caged, a Revista Quero descobriu que outra área da saúde apresentou superávit de contratações recentemente. Mais de quatro mil biomédicos entraram no mercado de trabalho em 2020. E isso aconteceu apesar de a graduação em biomedicina não ser uma das mais procuradas pelos estudantes. Logo, este foi um ótimo resultado.

A atual elevação do índice de empregabilidade desses profissionais pode estar relacionada à sua relevância para a criação de substâncias e procedimentos que tratam e previnem doenças. Em sua maioria, biomédicos trabalham em laboratórios, realizando análises e exames clínicos. Mas há também oportunidade para quem decide se especializar em biotecnologia, genética forense ou pesquisa de medicamentos.

3 e 4) Engenharia da Computação e Sistemas da Informação
A versatilidade dos profissionais provenientes destes dois cursos superiores dificulta um levantamento quanto ao número de contratações feitas no país. Isso porque os cargos variam muito de nome, podendo ser: analistas de sistemas, desenvolvedores, administradores, cientistas de dados, business intelligence, entre tantos outros. De modo geral, a oferta de vagas em tecnologia cresceu mais de 670% só em 2020.

Mas, embora ofereçam matérias e até oportunidades parecidas, essas graduações não são idênticas. Enquanto o engenheiro tem seus estudos mais voltados ao planejamento e à construção de máquinas e ao desenvolvimento de softwares, o profissional de sistemas aprende tudo sobre organização, armazenamento e recuperação de dados.

5) Administração
Depois de passarmos por biológicas e exatas, temos também um curso de humanas entre os que mais empregam no Brasil. A administração, principalmente aquela especializada na gestão de pessoas, está valorizada desde 2021. Segundo um porta-voz da empresa de consultoria organizacional Korn Ferry, a pandemia fez com que muitos negócios criassem comitês de crise compostos por profissionais de RH para manterem suas operações funcionando.

Com uma formação ampla e diversificada, os administradores enfrentam, sim, bastante concorrência, mas a quantidade de oportunidades disponíveis também é alta em comparação com outras áreas. Além disso, este é um curso superior que lhe fornecerá todos os recursos necessários para você empreender e se tornar o seu próprio chefe, caso não queira se preocupar com empregabilidade nunca mais.

Faltam profissionais qualificados

De acordo com o último Índice de Confiança Robert Half, 76% dos recrutadores entrevistados têm achado difícil ou muito difícil encontrar profissionais com os requisitos técnicos e comportamentais necessários para o preenchimento das vagas que têm em aberto. Ou seja, procurar formas de destacar o seu currículo é um passo fundamental para o mercado de trabalho e, na prática, é bem mais fácil fazer isso quando se começa ainda na faculdade.

Se você encontrou o curso dos seus sonhos em nossa lista, saiba as inscrições ainda estão abertas para o  vestibular 2022/2 do UNIPTAN.

Inscreva-se  AQUI