às 09:25:00

A importância da experiência internacional na carreira médica.

Em 2023 serão distribuídas 5 bolsas para intercâmbio estudantil na área médica para as unidades da Afya.

No dia 10/08/2022 a coordenadora do Núcleo de Internacionalização do UNIPTAN, Profª SIRLEY TRINDADE VILELA LEWIS participou de uma mesa redonda, na qual discutiu-se a importância da experiência internacional na careira médica a partir do relato de três egressos do curso de medicina do grupo Afya, graduados pela FMIT.

Dra Isabella Fadoni, Dr Hugo Bellato e Dr. Rodrigo Liberato, enquanto discentes, tiveram a oportunidade de fazer estágio extra-curricular em São Tiago de Compostela, na Espanha, onde puderam, além de realizar o estágio, vivenciar a cultura local/europeia. A conversa foi brilhantemente mediada pela prof. Dra. Marileia Chaves Andrade.

As experiências e impressões compartilhadas pela Dra Isabellai, Dr Hugo e Dr. Rodrigo só confirmam o quanto a mobilidade estudantil e a internacionalização de pesquisas são importantes na formação do indivíduo como um todo. Entre tantas observações importantes, eles concordam que conhecer outras formas de pensar e de se organizar acrescentou muito na formação médica/profissional deles. Eles relatam que a experiência internacional contribuiu para que tivessem tanto um retorno financeiro quanto um reconhecimento na área de atuação, e chamam a atenção para a importância que a pesquisa ocupa na prática médica.

No decorrer da conversa, a professora Dra. Marileia Chaves anunciou que no ano de 2023 serão distribuídas cinco bolsas para intercâmbio estudantil na área médica, sendo três delas direcionadas aos alunos da FMIT e, duas, para as unidades da Afya. A previsão das inscrição é em fevereiro, e a realização do estágio, no meio do ano de 2023.


Fonte: