Na manhã do dia 27/08, o coordenador do curso de medicina do UNIPTAN, professor e médico Carlos André Dilascio Detomi, juntamente com alunos do internato André, Thalys, Maíra e Lauriane, ministraram um curso de Suporte Básico de Vida para professores do Centro Educacional Semente do Saber. O curso é um dos projetos de extensão do curso de medicina do Uniptan.
Em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu engasgado com um lanche durante um passeio escolar em setembro de 2017, em Campinas (SP), o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei 9468/18 e o transformou na Lei Lucas (13.722/18) que prevê a obrigação das escolas, públicas e privadas, de educação infantil a básica a fazerem curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros, capacitando-os assim, a agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.
A proposta do curso consiste de aulas expositivas dialogadas sobre Suporte Básico de Vida – SBV e treinamento prático das habilidades necessárias para atendimento a parada cardiorrespiratória e ao engasgo em manequins de baixa fidelidade, incluindo a aprendizagem sobre a utilização do DEA (desfibrilador externo automático).
O curso de primeiros socorros na Educação infantil tem como objetivo dar suporte e segurança ao professor, caso ocorra algum acidente no ambiente escolar uma vez que crianças são imprevisíveis.
Para o professor e médico Carlos André, “iniciativas como essa são fundamentais para garantir a segurança das crianças no ambiente educacional. ”