De acordo com a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, as comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação. Essas comunidades mantêm forte ligação com sua história e trajetória, preservando costumes e cultura trazidos por seus antepassados. Um levantamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) mapeou 3.524 comunidades quilombolas no Brasil, e a comunidade da Jaguara é uma delas. A comunidade da Jaguara fica cerca de 4 km do quilometro 292 da BR 265 em Nazareno. Foi formada, possivelmente, na segunda metade do século XIX. O quilombo foi certificado pela FCP, e cerca de 30 famílias vivem lá.
As atividades realizadas pelos cursos do UNIPTAN, foram: aferição de pressão arterial, medição de saturação de oxigênio e frequência cardíaca, medição de glicemia capilar, curativo, orientação postural, mobilização articular, massagem e ventosaterapia. Participaram da ação: alunos de Fisioterapia (Giovana Besamat; Carolina Ribeiro; Yara Costa; Bruna Canhoni; Paulo André; Ana Lívia Teixeira; Cleidineia Bruna; Karina Silva; e Letícia Souza); alunos de Enfermagem (Gabriel Lucinda; Bianca Sipriani; Ana Beatriz da Silva; Lívia Freitas; Nayara Garcia; Elionay Santos; Dalila Gonçalves; e Larissa Teixeira).
Os alunos foram acompanhados pelos professores Wagner Moreira e Larissa Pereira. Agradecemos aos alunos, professores e a Prefeitura Municipal de Nazareno pela parceria neste evento. No próximo mês, a ação acontecerá na comunidade quilombola Palmital, também no município de Nazareno.