Biblioteca

A Biblioteca Central “Prof. Gaio”, do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves -UNIPTAN, tem como objetivo trabalhar para que a informação se transforme em conhecimento. Unir novas ou antigas teorias e documentações aplicadas, conhecidas ou analisadas, que possam - direta ou indiretamente – contribuir para a evolução do conhecimento e desenvolvimento sócio cultural dos seus usuários e comunidade. Ela teve seu início em fevereiro de 2001, e o seu nome foi escolhido em homenagem a uma grande colaborador do desenvolvimento humano: Antonio Gaio Sobrinho. Ele é um grande colaborador da Biblioteca do Instituto Presidente Tancredo de Almeida Neves com suas doações e obras. Um grande Historiador e Filósofo, uma referência social e cultural de todos que o conhecem e os que ainda vão conhecer; por isso não poderíamos deixar de homenageá-lo, colocando seu nome na Biblioteca do UNIPTAN.

O acervo inicial da Biblioteca já estava sendo preparado mesmo antecedendo a sua fundação , tendo em vista a necessidade e a preocupação da Instituição com a formação de valores técnicos e documentais para a Biblioteca. O controle documental é feito através de sistema computadorizado visando sobretudo, a eficiência na recuperação da informação. Nos anos que se seguiram, a biblioteca veio a se estruturar para cumprir propósitos instituicionais e fazer frente ao crescimento da instituição e do corpo docente e discente. A partir de 2003, com a nova mantenedora, a biblioteca recebeu especial atenção com novos investimentos na atualização do acervo físico para atender a demanda de cursos existentes e novos cursos, maior abertura do acervo para uso local, na instituição ou mesmo fora dela, através de controles apropriados de software, etc.

O nosso acervo físico é composto de livros, periódicos, monografias, teses, dissertações, CD-ROMs, DVDs e outros materiais que vierem a ser incorporados. Disponibilizamos também bases de dados abrangendo todas as áreas de conhecimento.
Possui, ainda, ambiente para estudo em grupo e individual, sala de estudos e leitura, cabines de estudos em grupos e individuais, setor de empréstimo, processamento técnico, acervo geral, sala de áudio, computadores para pesquisa e consulta ao acervo físico e online, escaninhos destinados a uso dos usuários durante a permanência na biblioteca.

Na área do acervo as estantes são adaptadas para melhor atender pessoas com necessidades especiais, com corredores largos para manobras de pessoas em cadeira de rodas. As mesas, terminais de consulta, balcão de atendimento e recepção possuem também altura e dimensões adequadas ao portador de necessidades especiais.

Sendo assim é importante salientar que o acervo é criteriosamente selecionado e aplicado às necessidades da Instituição e de seu público-alvo. Esta característica revela a preocupação institucional com a qualidade e a eficácia do material disponível. A Biblioteca além de possuir um rico acervo atende também a normas internacionais exigidas, além de todas as exigências federais do MEC - Ministério da Educação e Cultura e necessidades de sua comunidade acadêmica e externa.

A Biblioteca trabalha com maturidade, inclusão e acessibilidade de todos para todas as áreas do conhecimento e desenvolvimento integral humano.

Horário

De segunda à sexta das
08h às 21h45min


Contato

 3379-2725 / ramal 215

 [email protected]


Acervo

Consulta pública ao acervo

EBSCOhost