Comitê de Ética em Pesquisa

Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) é órgão colegiado, interdisciplinar, independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo que tem como objetivo avaliar os aspectos éticos relacionados às pesquisas científicas envolvendo seres humanos.

No primeiro semestre de 2019 o UNIPTAN obteve, da Comissão Nacional de Ética na Pesquisa – CONEP, autorização para implantação do CEP e, após período de treinamento para capacitação de seus membros, o CEP/UNIPTAN deu início às atividades de análise ética de projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da instituição e em outras instituições que a ele são encaminhadas.

O CEP/UNIPTAN é um colegiado de 12 membros titulares, distribuídos entre as várias áreas do conhecimento, e um suplente de representante da comunidade assistida pela instituição que analisa os aspectos éticos e metodológicos das pesquisas nos termos da Resolução 466/2012 Conselho Nacional de Saúde (CNS), especialmente quanto à dignidade, autonomia, consciência, capacidade de escolha e direitos dos sujeitos da pesquisa.

O CEP/UNIPTAN funciona de segunda à sexta, das 14h às 18h, exceto dias de reunião ordinária.