Organizações Estudantis

As organizações estudantis são cadastradas no UNIPTAN na Coordenação de Extensão, para a criação da organização estudantil. Os interessados deverão preencher e encaminhar à Coordenação de Extensão o “Formulário para cadastro e atualização de Organização Estudantil” acompanhado do estatuto ou regimento interno próprio da organização, dentro do prazo previsto pelos editais semestrais.

São consideradas organizações estudantis:

I - Atlética Acadêmica: associação estudantil sem fins lucrativos, constituída por alunos e destinada à prática de desportos e à realização de competições desportivas. É entidade universitária promotora de atividades de esporte e lazer dentro da instituição de ensino.
II - Coletivo Acadêmico: organização composta por alunos de um ou mais cursos de graduação, que se reúnem periodicamente para dialogar e debater temas de interesse comum.I

II - Diretório e Centro Acadêmicos: organização sem fins lucrativos, formadas por estudantes de um curso de graduação e, por isso, fundamentais para a gestão democrática e participativa dentro das unidadesacadêmicas e da Instituição de Ensino Superior. Promovem atividades diversas dentro da instituição de ensino, que incluem: debates, discussões, palestras, mobilização e organização de reinvindicações e ações políticas estudantis, mediação de conflitos e negociações entre estudantes e a instituição, organização de atividades extensionistas e culturais.

IV - Liga Acadêmica: associação científica sem fins lucrativos, composta por estudantes que se organizam para complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas em áreas específicas. Suas atividades devem articular ensino, pesquisa e extensão.

Acesse o Regulamento de Organizações Estudantis AQUI