Coordenação de Pesquisa

Modalidades de Iniciação Científica

A Iniciação Científica é instrumento que permite aos estudantes de graduação contato direto com a atividade científica, sendo instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de projeto que contribua na formação profissional do aluno.

A Iniciação Científica tem como finalidade despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

Para alunos participarem do Programas de Iniciação Científica na Instituição, devem se inscrever em atendimento aos Editais para chamada de alunos para o Programa de Iniciação Científica. O Programa de Iniciação Científica no UNIPTAN conta, atualmente, com duas modalidades, que são: a) Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica – PIVIC/UNIPTAN e; b) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Curso de Medicina – PIBIM/UNIPTAN.

Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica

O Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica (PIVIC/UNIPTAN) visa propiciar oportunidade de participar de atividades de pesquisa aos alunos da graduação que têm vínculo empregatício.

No UNIPTAN, as inscrições de alunos para o programa PIVIC/UNIPTAN ocorrem em março, a partir da publicação de edital específico, publicado anualmente em março.

Para participar do programa, o aluno deve, entre outros requisitos: a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação da instituição; B) Cumprir integralmente as atividades previstas no Plano de Trabalho; e) Apresentar os resultados finais da pesquisa em evento científico promovido pela instituição. O aluno deve ainda receber orientação por pesquisador qualificado, vinculado à instituição de Ensino.
Para orientar alunos-voluntários do PIVIC/UNIPTAN, o professor deve ter a proposta de projeto de pesquisa aprovado pela Coordenação de Pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Curso de Medicina

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Curso de Medicinal (PIBIM//UNIPTAN) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de alunos do Curso de Medicina do UNIPTAN.

As inscrições de alunos para o programa PIBIM/UNIPTAN ocorrem no mês de julho, a partir da publicação de Edital pelo Núcleo de Pesquisa da Medicina.

Para participar do programa, o aluno deve, entre outros requisitos: a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação em Medicina do UNIPTAN; b) Não ser beneficiário de qualquer outra bolsa; c) Não ter vínculo empregatício; d) Ter elevado desempenho curricular; d) Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; e) Cumprir integralmente as atividades previstas no Plano de Trabalho; e) Apresentar os resultados finais da pesquisa em evento científico promovido pela instituição. 

Para orientar alunos-bolsistas do PIBIM/UNIPTAN, o professor deve ter o projeto aprovado em seleção específica, realizada pelo Núcleo de Pesquisa da Medicina e, entre outros requisitos: a) Estar cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e no Sistema EVEREST da FAPEMIG; b) Não ter simultaneamente, sob sua orientação, mais de dois bolsistas da FAPEMIG, na modalidade de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica; c) Assumir compromisso institucional com a orientação do bolsista.

O valor mensal da bolsa PIBIM/UNIPTAN é R$ 200,00 e tem duração de 12 meses, iniciando em agosto e finalizando em julho do ano seguinte.