Coordenação de Pesquisa

Publicações - Divulgação do conhecimento

Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN

Com o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas concluídas por alunos bolsistas da FAPEMIG, o UNIPTAN realizou no período de 2008 a 2015 o Seminário Anual de Iniciação Científica.

Atendendo a solicitações dos corpos discente e docente da instituição, a partir de 2016 o evento foi aberto à participação de demais alunos e professores do IPTAN e da comunidade acadêmica da região, passando o evento a ser denominado Congresso de Pesquisa e Extensão do IPTAN.

O objetivo do evento é possibilitar que os docentes e discentes do UNIPTAN apresentem os resultados dos projetos desenvolvidos junto aos Programas de Pesquisa e de Extensão da instituição. Aberto à participação da comunidade acadêmica da região, o evento tem como objetivo ainda favorecer o intercâmbio do conhecimento científico por meio da troca de experiências de pesquisas e extensão entre Instituições de Ensino Superior.

O I Congresso de Pesquisa e Extensão do IPTAN foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, sendo composto pela palestra de abertura A pesquisa científica no IPTAN, duas Sessões de Painéis Comentados e cinco Sessões de Comunicações Orais. A segunda edição do evento foi composta pela palestra de abertura Importância da iniciação científica para a graduação, cinco Sessões de Comunicações Orais, duas Sessões de Painéis Comentados, uma mesa redonda que abordou o tema Educação Especial e 16 minicursos. Em ambas as edições do evento, as atividades foram abertas aos mais de 2.000 alunos da instituição.

No dia 26 de julho de 2017 foi publicada a portaria do MEC nº 894 de 25/07/2017 credenciando a instituição como UNIPTAN – Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves. Portanto, a edição do evento de 2018 foi a primeira a ser realizada dentro do status de Centro Universitário, razão pela qual acredita-se que tenha resultado em maior adesão ao evento por parte de outras instituições e mesmo da comunidade externa. No evento foram realizadas cinco Sessões de Comunicações Orais, cinco Sessões de Painéis Comentados e 13 minicursos.

Em todas as edições do evento, seja como Seminário Anual de Iniciação Científica, seja como Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN, os trabalhos são apresentados a uma Comissão de Avaliação formada por docentes mestres e doutores do UNIPTAN e de Instituições de Ensino Superior da região, com formação e experiência nas diferentes áreas do conhecimento.

O público alvo do evento inclui discentes e docentes do UNIPTAN e de demais instituições de ensino superior, sendo mais especificamente: a) Discentes que participam ou participaram de projetos de pesquisa junto ao Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) da Instituição, recebendo apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG; b) Discentes e docentes do UNIPTAN e de demais instituições de ensino superior da região que participam ou participaram, como bolsistas ou voluntários, de projetos de pesquisa e de extensão; c) Discentes do UNIPTAN cujas monografias de conclusão de curso receberam destaque pela contribuição científica do trabalho.

Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN

Os Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN têm como objetivo divulgar os trabalhos apresentados durante o evento de mesmo nome, na forma de resumos ou artigos completos. Os Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN são publicados em até 90 dias após o evento e são disponibilizados no site do UNIPTAN.

Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios

A Revista Educação e Saúde: Fundamentos e Desafios, periódico científico semestral, criado em 2017 e editado pelo Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN. A revista tem como objetivo veicular estudos, pesquisas e experiências na interface em Educação e Saúde, com ênfase em estudos psicopedagógicos, educação especial e educação médica.

Os trabalhos a serem submetidos devem ter a forma de artigos, resenhas, dossiês ou traduções, de caráter científico inéditos de nível acadêmico em português ou outra língua, contemplando diferentes abordagens do problema, tendo como exigência os padrões metodológicos reconhecidos na produção científica.

Revista Saberes Interdisciplinares

A Revista Saberes Interdisciplinares é um periódico científico semestral, criado em 2008 pelo então Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves – IPTAN. A revista é destinada à publicação de trabalhos inéditos, de áreas temáticas diversificadas, nas formas de artigos científicos, ensaios e resenhas.

A Revista Saberes Interdisciplinares abrange as grandes áreas do conhecimento humano, com o objetivo de divulgar e incentivar a produção científica, instituindo o debate acadêmico e promovendo a ótica multidisciplinar na análise de fatos e fenômenos da realidade.

Redes sociais da Coordenação de Pesquisa e Extensão

Notícias de Pesquisa são divulgadas nas redes sociais da Coordenação de Pesquisa e Extensão - COPEX. O objetivo é, através de notas rápidas, fotos, vídeos de curta duração, divulgar junto à comunidade acadêmica e à população em geral a proposta dos projetos de pesquisa e de extensão que estão em desenvolvimento no UNIPTAN, bem como os resultados alcançados com estes projetos.

Para conhecer as notícias da COPEX, acesse o Instagran ou Facebook copexuniptan.